Aos 27 anos, a jornalista brasileira Gabriela Chabatura decidiu empreender em 2019. Em fevereiro, ela colocou no ar o site Arriba Negrita. Além de conteúdo, o projeto conta com loja virtual. O e-commerce oferece produtos relacionados à cultura uruguaia, como a cerveja Norteña e o Alfajor Negro.
A ligação de Gabriela Chabatura com o Uruguai começou em 2017. Na ocasião, a jornalista deixou sua cidade natal, São Paulo, e rumou para o país vizinho. De volta ao Brasil após sete meses em Montevidéu, ela se apaixonou pela pátria do escritor Eduardo Galeano.
“O lançamento do site é a realização de um sonho. Foi a maneira que encontrei de me sentir próxima do país que me acolheu, além de ajudar no desenvolvimento dele apesar da distância de 1.937 quilômetros. A maioria das pessoas não faz ideia o quanto o Uruguai é rico culturalmente e preserva com orgulho a sua história. Por isso, o meu objetivo com o Arriba Negrita é mostrar que é possível viajar para o Uruguai, fugir do roteiro turistão e ainda mudar a própria visão sobre a vida”, comenta a jornalista.
À frente do Arriba Negrita, Gabriela Chabatura segue exercendo a profissão que ama. Bacharel em comunicação social e com pós em administração e marketing esportivo, ela tem bagagem na imprensa — sobretudo a esportiva. Desde 2011, passou por veículos como Rádio Bandeirantes, Lance, iG, Diário de São Paulo e Globoesporte.com. No momento, concilia o desafio de empreender no jornalismo online com a responsabilidade de ser assistente de conteúdo na Jackpotjoy Group e assessora de imprensa na Futpress.
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