Caso Sidão: repórter da Globo chorou, revela colega

Júlia Guimarães foi incumbida de entregar o prêmio “Craque do Jogo” ao goleiro do Vasco, que falhou contra o Santos. Situação fez com que a jornalista da TV Globo chorasse nos bastidores, afirma Marco Bello, repórter da rádio Transamérica

Os bastidores do fim da transmissão de Santos X Vasco da Gama pela TV Globo foram tensos. Responsável por ter de entregar o troféu de “Craque do Jogo” a Sidão, Júlia Guimarães não conteve a emoção após deixar de aparecer na telinha. Ela chorou em meio à situação constrangedora na tarde de domingo, 12. A informação sobre o choro foi divulgada por Marco Bello, repórter da equipe esportiva da Transamérica de São Paulo.

“Uma cena absolutamente constrangedora, o troféu entregue para o Sidão. Para a repórter e para o jogador. Alguém da emissora deveria ter interferido e vetado essa situação. Repórter chorando e jogador saindo de campo quase chorando. Péssimo”, afirmou Marco Bello. A informação foi publicada pelo repórter em seu perfil no Twitter. O jornalista estava no estádio do Pacaembu e acompanhou de perto a história protagonizada pela TV Globo.

Marco Bello destacou, ainda, o profissionalismo do goleiro do Vasco diante do momento constrangedor do qual foi alvo. “Quero destacar também a hombridade do Sidão, que segundo ele mesmo viveu hoje o pior dia da carreira, mas parou para receber o tal troféu e depois parou para falar com as rádios, mesmo segurando as lágrimas. A partir de hoje, independentemente de bom ou mau goleiro, sou fã desse cara”, relatou o contratado da Transamérica.

Repórter da TV Globo chorou após entregar troféu a Sidão, afirma jornalista da Transamérica (Imagem: reprodução/Twitter)

Consciência tranquila

Visivelmente sem jeito em ter de entregar o troféu de “Craque do Jogo” ao goleiro do Vasco, Júlia Guimarães explicou que a premiação era em decorrência de votação definida somente por internautas. Enquanto a jornalista mostrava a placa às câmeras, a emissora colocou no ar a vinheta e o logo tradicionais do formato de “Craque do Jogo”. Pelas redes sociais, a repórter se posicionou. “Tenho a consciência tranquila de que o Sidão sabe o respeito que tenho pelo profissional e pela pessoa que ele é”, publicou no Twitter e no Instagram. Ela não falou nada a respeito do choro.

Júlia Guimarães não foi a única funcionária da TV Globo envolvida no jogo Santos X Vasco que se posicionou. O comentarista Walter Casagrande Júnior usou o Facebook para criticar a decisão da emissora em expor o goleiro. “Eu quero pedir desculpas ao Sidão por essa ironia de mau gosto com esse troféu ridículo. O Sidão é um trabalhador honesto e merece respeito de todos, me desculpe mesmo”!, garantiu o cronista esportivo.

“Craque do Jogo”?

O caso envolvendo Sidão comoveu atletas e jornalistas. Integrantes do programa ‘A Última Palavra’ (Fox Sports), por exemplo, fizeram questão de se criticar o episódio promovido pela TV Globo. Em conjunto, jogadores do Palmeiras repudiaram o caso e prestaram solidariedade ao arqueiro. Decisão similar teve o Santos Futebol Clube, que usou suas contas nas redes sociais para tornar público: torce pela volta por cima do esportista.

Criticado sobretudo nas redes sociais, o Grupo Globo se posicionou. Em nota oficial veiculada no Globoesporte.com, a empresa pediu desculpas ao goleiro do Vasco. Também informou que o formato para a escolha do destaque de cada partida transmitida pela TV aberta será modificada. A opinião da maioria dos internautas não será mais soberana. Contará como um “voto”, sendo que a eleição do “Craque do Jogo” contará com a validação dos comentaristas da casa. Antes do estopim de domingo, a emissora já tinha entregue placas de “craques” a Márcio Araújo (Chapecoense) e Rodinei (Flamengo).

Evitando a “zoeira”

Além de pedir desculpas ao goleiro, o Grupo Globo aproveitou para detalhar como funcionará a eleição do “Craque do Jogo” de agora em diante. Sinalizou, ainda, que a votação de ontem foi propagada por “zoeira” vinda da internet. Confira, abaixo, a íntegra da nota oficial.

A partir da próxima quarta-feira, quando começam as oitavas de final da Copa do Brasil, a votação do Craque do Jogo terá um novo formato. O público seguirá tendo voz através das enquetes na página globoesporte.com/craque, agora em companhia dos comentaristas da TV Globo, que terão direito a voto.

Neste domingo, houve movimento na internet para votação em massa em Sidão na enquete do jogo entre Santos e Vasco, que acabou com vitória do Peixe por 3 a 0. A zoeira começou depois do erro do goleiro vascaíno no primeiro gol santista. Na saída do campo, Sidão, abatido mas educado, reconheceu a falha e recebeu o troféu de Craque do Jogo.

Sem deixar de reconhecer a opinião do público, a mudança no formato tem o objetivo de premiar os jogadores que tiveram atuação de destaque em cada partida.

O Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão.

Entregando a paçoca?

A nota oficial do Grupo Globo, porém, não menciona a postura adotada pelo Globoesporte.com. Ao divulgar no Facebook o lance em que Sidão falha, a equipe do site cravou que o goleiro “entregou a paçoca”. A chamada foi criticada por internautas. O conglomerado de mídia não comentou a postagem e nem explicou se ela estaria em acordo com o propagado pelos princípios editoriais mantidos pela empresa.

Para o Globoesporte, falha virou “entrega a paçoca” (Imagem: reprodução/Facebook)

Leia mais – ‘Comunicação’:

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

King Faisal Specialist Hospital & Research Centre Premiado com o 2024 Tech Impact Award do VBHC

RIADE, Arábia Saudita, May 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital &…

7 horas ago

King Faisal Specialist Hospital & Research Centre Premiado com o 2024 Tech Impact Award do VBHC

Saudi Arabia/Saudi Arabia 17/5/2024 - RIADE, Arábia Saudita, May 17, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O…

7 horas ago

Influenciadores impactam 49% das compras online, diz estudo

Uma pesquisa divulgada pela Sprout Social revelou que 49% daqueles que compram no e-commerce levam…

13 horas ago

Influenciadores impactam 49% das compras online, diz estudo

Estudo também aponta que número de inscritos é o principal fator para aumentar a confiança…

13 horas ago

ABB vai integrar projeto de lítio zero carbono

A empresa de automação ABB vai integrar um projeto de extração mineral em desenvolvimento na…

14 horas ago

ABB vai integrar projeto de lítio zero carbono

Empresa assina acordo com Vulcan Energy Resources para implantar usina geotérmica de eletricidade integrada à…

14 horas ago