“Poder, privilégio e patriarcado no jornalismo: dinâmica de controle, resistência e renovação da mídia” é o tema solicitado pela revista científica #ISOJ. Acadêmicos e pesquisadores podem enviar artigos científicos até 23 de agosto
Texto publicado originalmente no site do Knight Center for Journalism in the Americas
A revista científica #ISOJ lançou a chamada de trabalhos para a edição especial de 2020, “Poder, privilégio e patriarcado no jornalismo: dinâmica de controle, resistência e renovação da mídia”.
“Estamos entusiasmados em oferecer esta nova chamada de trabalhos para a conferência e o periódico do ISOJ 2020 cujo foco é explorar pesquisas que mostram as maneiras pelas quais o jornalismo digital molda o poder e o privilégio por meio de rotinas e práticas específicas na profissão”, disse Amy Schmitz Weiss, diretora de pesquisa do ISOJ e coeditora do periódico ISOJ. “O jornalismo está em um ponto de reflexão crucial e esse tema especial nos permite refletir e contemplar algumas das nuances em curso globalmente no jornalismo”.
Leia também:
Os artigos para a publicação oficial de pesquisa do Simpósio Internacional de Jornalismo Online vão investigar “como idéias de poder, privilégio e patriarcado se cruzam e moldam as formas institucionais, as práticas e as epistemologias do jornalismo”.
A chamada de trabalhos “também convida estudos que abordam a onipresença da branquitude na pedagogia para considerar como a educação em jornalismo poderia reconhecer e lidar com estruturas sociais perpassadas por raça ou gênero”, segundo o editor convidado Alfred Hermida, professor associado e diretor da Escola de Jornalismo da Universidade da Colúmbia Britânica (University of British Columbia), no Canadá.
A data limite para enviar resumos estendidos é 23 de agosto de 2019. Clique aqui para mais informações e detalhes sobre o envio.
“Depois de mais de duas décadas de notícias online, é hora de fazer um balanço e analisar como o jornalismo pode ser renovado para ser mais imaginativo, inovador e inclusivo”, disse Hermida. “Não existe apenas uma oportunidade, mas também um imperativo, de aproveitar as lições de mais de 20 anos de pesquisa e reimaginar o jornalismo digital para que ele tenha impacto junto a comunidades cada vez mais diversificadas e globais”.
Todos os artigos passam por um processo de revisão cega e os autores de pesquisas selecionadas apresentarão suas descobertas no 21º ISOJ em Austin, Texas, de 24 a 25 de abril de 2020. O componente de pesquisa do ISOJ começou em 2004 e a revista foi lançada sete anos depois, no 12º ISOJ. Este é o terceiro ano em que o ISOJ terá um editor convidado e um tema especial.
Desde 2004, 212 artigos científicos foram apresentados na conferência e mais de 50 acadêmicos apresentaram seu trabalho em Austin. Versões digitais de edições anteriores da revista estão disponíveis em isoj.org.