Acabou a relação profissional entre Evaristo Costa e a CNN Brasil. Ex-âncora do ‘Jornal Hoje’, da Rede Globo, ele é mais um a deixar o veículo de comunicação, que já havia perdido figuras como Reinaldo Gottino e Taís Lopes. O fim da parceria entre o comunicador e o canal de televisão foi anunciado no início da noite desta sexta-feira, 3.
Leia mais:
- Luta contra a Covid-19: Globo coloca como obrigatória vacinação de funcionários
- Em recuperação judicial, jornal Lance é vendido por R$ 25 milhões
- Setembro chega com estreias no rádio brasileiro
A saída de Evaristo foi anunciada pela direção da CNN Brasil em comunicado que, na verdade, destaca a data de estreia do ‘CNN Business’, programa com Phelipe Siani e Fernando Nakagawa que entrará na grade da emissora a partir de 16 de setembro, sendo exibido na faixa das 22h30 das quintas-feiras. Atualmente, o horário é reservado ao ‘CNN Séries Originais’, atração sob condução do ex-global.
O ‘CNN Séries Originais’ foi o único produto estrelado por Evaristo Costa desde a estreia da versão brasileira do canal de notícias, em março de 2020. Inicialmente, o programa era exibido aos finais de semana, quando chegou até a ser notícia pelo fraco desempenho de audiência, conforme registro de sete meses atrás do site Observatório da Televisão.
Apesar de contratado pela CNN Brasil, Evaristo Costa não dava expediente em nenhuma das três redações montadas pela empresa de comunicação no país: São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Ele gravava as edições de seu programa diretamente de Londres, no Reino Unido. Há anos, o jornalista vive fora do país com a mulher e as duas filhas.
No comunicado, o comando do canal de televisão limitou-se a avisar que o ‘CNN Séries Originais’ encerrará a temporada, após exibir 99 documentários diferentes. Sobre o apresentador que deixa o projeto, elogios foram expostos. “O jornalista contribuiu, até aqui, com seu talento, profissionalismo e carisma para a construção do sucesso da CNN Brasil”, destaca a nota enviada à imprensa.
Evaristo Costa sem espaço entre as soft news da CNN Brasil
O anúncio a respeito da saída do jornalista ocorre na mesma semana em que a CNN Brasil criou o departamento de soft news, para agregar atrações de entretenimento e outras que não se encaixam dentro da classificação de hard news. Influenciador digital, com quase 3 milhões de seguidores no Twitter e mais de 7 milhões no Instagram, Evaristo Costa era aguardado pelo mercado como uma das estrelas da nova área implementada pela emissora. Isso, no entanto, não irá ocorrer.
Jornalista informa: não foi avisado que deixaria o projeto
Justamente pelas redes sociais, Evaristo Costa fez questão de avisar que não foi comunicado de que deixaria a emissora. O recado de que estava fora dos planos da emissora teria ocorrido, segundo ele, ao perceber que a sua atração havia perdido chamadas em meio à programação. “Liguei pra saber o motivo e fui informado que ele havia sido retirado da grade e que a empresa não tinham mais interesse nos meus serviços”, registrou o comunicador. “É do jogo”, salientou o jornalista, que aproveitou para enfatizar a possíveis interessados: “o pai tá on” (mas não mais pela tela da CNN Brasil).