Opinião

CNN Brasil se movimenta às vésperas de entrar no ar

Projeto jornalístico tem a promessa de estrear no país neste mês de março

Antes de ser oficialmente lançada, CNN Brasil apresenta mais novidades na equipe de jornalistas, na distribuição e na grade de programação

Com evento de lançamento voltado à imprensa e ao mercado programado para a próxima semana e estreia definida para 15 de março, a CNN Brasil segue apresentando novidades. A marca noticiosa chega agitada ao mês em que promete entrar no ar para valer na TV por assinatura e em outros canais. Somente nos últimos dias, foram confirmadas as contratações de mais quatro jornalistas. Além disso, há acerto para exibição de atração internacional e acordo com mais uma empresa de distribuição.

Leia mais:

Na parte de reforços, a CNN Brasil tem investido em ampliar a presença de mulheres na redação. Sobretudo na função de repórter. Com essa estratégia, o futuro canal tirou a premiada Basília Rodrigues da CBN. Ela, que estava na emissora radiofônica do Grupo Globo havia 12 anos, integrará a equipe de reportagem a ficar baseada na sede do projeto no Distrito Federal. Com isso, a jornalista poderá seguir com a frase que virou bordão: “de Brasília, Basília Rodrigues”.

“Aproveitando o embalo de carnaval, o trecho de uma música não sai da minha cabeça desde que tomei a decisão de sair, uma semana atrás: “Antes de me despedir, deixo ao sambista mais novo, o meu pedido final. Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar. O morro foi feito de samba, de samba pra gente sambar”. Então, vou ali curtir outras rodas de samba mas seguir na mesma melodia da notícia, que eu aprendi com todos vocês que fazem a Rede CBN existir: operadores de som, motoristas, auxiliares de limpeza, assistentes administrativos, produtores, repórteres, editores, chefes, gerentes e estagiários – da rádio que toca notícia”, publicou Basília Rodrigues em seu perfil no Facebook ao se despedir da Central Brasileira de Notícias.

Repórteres e apresentadora

Basília Rodrigues não foi a única repórter vinda de outro veículo de comunicação que nos últimos dias aceitou o desafio de fazer parte da CNN Brasil. Ao menos outras três mulheres jornalistas decidiram fazer o mesmo caminho. Com quase 10 anos de Record TV, Larissa Alvarenga trabalhará em Brasília. No novo emprego, ela será repórter especial, tendo a missão de realizar coberturas sobre os três poderes. Ex-SBT RS, Bruna Ostermann será, conforme noticiado pelo Coletiva.net, correspondente da CNN Brasil em Porto Alegre.

Fora da Record TV, Larissa Alvarenga seguirá na TV. (Imagem: divulgação)

Elisa Veeck completa a leva de mulheres jornalistas contratadas às vésperas da estreia da CNN no país. Com o acerto com o novo veículo de comunicação, ela trocará o interior de São Paulo pela capital paulista. Deixa o Vale do Paraíba para conviver na Avenida Paulista. Isso porque ela se desligou da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo com sede em São José dos Campos (SP), para ser uma das apresentadoras do projeto hard news. Ela estará à frente do ‘CNN Newsroom’. Será, assim, o principal rosto do canal nas madrugadas. Afinal, a atração será exibida diariamente, a partir do fim de noite.

Elisa Veeck vai comandar a madrugada da CNN Brasil. (Imagem: divulgação)

Programa internacional

Além das quatro jornalistas brasileiras, uma comunicadora estrangeira terá vez na programação diária da CNN Brasil. Na última semana, a emissora usou suas redes sociais para avisar: o programa de entrevistas apresentado há anos por Christiane Amanpour nos Estados Unidos será aproveitado por aqui. Com direito à tradução em português. “É uma das jornalistas mais premiadas do mundo e já entrevistou grandes personalidades do planeta e os mais importantes líderes mundiais”, afirma a emissora. A atração será exibida até durante os finais de semana.

Canal chegará à TV do Brasil com direito a conteúdo internacional. (Imagem: divulgação)

Distribuição na TV

Desde os primeiros momentos em que se anunciou a implementação da CNN Brasil, os responsáveis pelo projeto reforçam que o objetivo central é ser multiplataforma. Site oficial, perfis nas principais plataformas de redes sociais, podcasts, serviço próprio de streaming e canal no YouTube fazem parte de tal estratégia. A presença em pacotes de TV por assinatura é considerado, contudo, primordial para o sucesso da empresa. Nesse sentido, mais duas conquista foram alcançadas recentemente. Além dos acertos anteriores com Claro/NET e Sky, a CNN Brasil fechou acordo para estar em dois planos ofertados pela Oi TV. Também, confirmou acerto com a Vivo TV. Com a quadra de parcerias, a CNN Brasil estreará podendo atingir 12 milhões de assinantes de televisão no país. E detalhe: em todas as operadores, o canal da marca será o 577.

***** ***** ***** ***** *****

Atualização em 4/3/2020, às 9h50 = Acréscimos de informações sobre o dia de estreia, a parceria com a Vivo TV e o canal da CNN Brasil nas operadoras de televisão por assinatura.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

24 minutos ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

24 minutos ago

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

1 dia ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

1 dia ago

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

1 dia ago

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

1 dia ago