Colunista do Valor Econômico é mais uma vítima da Covid-19

A pandemia segue vitimando jornalistas brasileiros. Na última terça-feira, 1º de junho, Ribamar Oliveira não resistiu a complicações da Covid-19 e morreu. Aos 67 anos, ele era repórter especial e colunista do Valor Econômico.

Leia mais:

A luta de Ribamar contra o novo coronavírus durou mais de um mês. De acordo com o Portal dos Jornalistas, o colunista permaneceu internado por aproximadamente 50 dias em um hospital de Brasília.

“Exemplo de ética, de profissionalismo, de dedicação ao jornalismo e de amor à família”

Por meio de postagem nas redes sociais, a família do jornalista enalteceu a trajetória dele na profissão e também na vida pessoal. “Seu exemplo de ética, de profissionalismo, de dedicação ao jornalismo e de amor à família e à vida nos enchem de orgulho e nos guiarão a partir de agora”, publicaram os entes de Ribamar Oliveira.

Mais uma vítima da Covid-19, doença que já ceifou mais de 465 mil vidas no Brasil, Ribamar Oliveira deixa a mulher Lílian e três filhos: Júlia, Valentina e Ricardo. O corpo dele foi cremado.

Um profissional premiado

Natural de Codó, no interior do Maranhão, Ribamar Oliveira se formou em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e tornou-se referência na cobertura econômica. Além de passagens pelo Valor Econômico, sendo responsável pela manchete da primeira edição do jornal, em 2000, ele passou por outros veículos de comunicação. O Globo, Jornal do Brasil, Estadão, Veja e IstoÉ foram redações que contaram com o seu trabalho. Além disso, foi assessor de imprensa do Ministério do Planejamento e, posteriormente, do Banco Central.

“Era a receita de um grande jornalista: estudioso, perspicaz, generoso, humilde e aberto ao novo”

Fernanda Delmas

Ribamar conquistou premiações e reconhecimentos ao longo de sua trajetória na imprensa. Com reportagem sobre o escândalo dos precatórios, recebeu o Prêmio Esso de Economia. “Ele era a receita de um grande jornalista: estudioso, perspicaz, generoso, humilde e aberto ao novo. Uma referência em sua área – será difícil fazer a cobertura de contas públicas sem o olhar do Ribamar”, definiu a diretora de redação do Valor Econômico, Fernanda Delmas.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago