ESPECIAIS

Com Marina Machado, Band leva “notícias da redação” para todo o país

marina machado - notícias da redação
Marina Machado é apresentadora e editora-chefe do 'Notícias da Redação' (Imagem: divulgação/Band)

Tendo 20 anos de casa, jornalista Marina Machado se torna apresentadora titular e editora-chefe do ‘Notícias da Redação’. Oferecido às filiais e afiliadas da Band espalhadas pelo país, telejornal estreou na manhã desta segunda-feira, 5

O ‘Bora SP’ teve a sua primeira edição exibida na manhã desta segunda-feira, 5. O programa apresentado por Laura Ferreira e Joel Datena, contudo, não foi a única estreia promovida pela Band. Enquanto o noticiário com a dupla tem foco na Grande São Paulo, a emissora também colocou no ar o ‘Notícias da Redação’. Sob comando de Marina Machado, o noticiário visa destacar o que de principal ocorre em todo o país e pode ser transmitido de forma simultânea pelas afiliadas e filiais do canal.

Escolhida pela direção de jornalismo da Band para o telejornal de nível nacional, Marina Machado vai além de simplesmente apresentar. Ela também assina como editora-chefe do ‘Notícias da Redação’. Contratada do Grupo Bandeirantes de Comunicação há 20 anos (na soma de duas passagens), a jornalista já exerceu a dupla função no extinto Canal 21 [que hoje tem a programação arrendada por igrejas evangélicas]. Por lá, esteve à frente do ‘Jornal Dez’ e de um programa semanal de esportes — que era exibido aos domingos.

No comando do ‘Notícias da Redação’, que irá ao ar de segunda a sexta, das 7h às 9h, Marina Machado espera impor o seu ritmo de fazer telejornalismo. E elenca os ganhos em ser apresentadora e editora-chefe. “Isso me permite ter muita liberdade na condução desse jornal nacional”, comenta, antes de detalhar como aparecerá perante o público telespectador. “Vou ser mais coloquial, como já sou quando apresento o ‘Café com Jornal’. E na seleção de notícias a serem exibidas, pretendo focar naquelas com maior interesse público”, diz, em contato exclusivo com a reportagem do Portal Comunique-se.

marina machado - notícias da redação - apresentadora e repórter
Marina Machado em gravação par ao ‘Jornal da Band’ (Imagem: arquivo pessoal)

Apresentadora e repórter

Com o ‘Notícias da Redação’, Marina Machado terá três missões dentro do Grupo Bandeirantes. Na própria Band (TV aberta), ela seguirá como integrante da equipe de reportagem do ‘Jornal da Band’. Diferentemente do que vinha ocorrendo, com aparições quase que diárias, ela deverá fechar um ou dois VTs por semana. No BandNews (TV por assinatura), a jornalista também permanecerá à frente do projeto sobre sustentabilidade que está no ar há cinco anos. No canal, ela apresenta o ‘Capital Natural‘, que é transmitido aos sábados, às 17h30.

Apesar das outras responsabilidades, o foco diário passa a ser em relação ao novo telejornal. Marina Machado explica o que ocorrerá com quem sintonizar a Band no horário em que o ‘Notícias da Redação’ estiver no ar. “Sem dúvida será muito bem recebido por mim e por toda a equipe da Band que faz parte deste novo telejornal. Ficará informado sobre tudo o que há de mais relevante no Brasil e no mundo, tendo uma contextualização dos fatos e de uma forma mais convidativa e participativa. Seguindo a tradição do jeito Band de fazer jornalismo. Com isenção, seriedade e neutralidade”.

Gravidez não é doença!

Na contramão de muitos gestores (da imprensa e de outros setores) que acabam deixando gestantes em funções menos importantes, André Luiz Costa, diretor executivo de jornalismo da Band, tem o belo entendimento de que gravidez não é doença. Muito pelo contrário! Ele escalou Marina Machado para o posto de âncora e editora-chefe do ‘Notícias da Redação’ mesmo sabendo que ela está grávida de cinco meses e meio. Ela está à espera de Pietro, seu segundo filho, fruto do relacionamento com o também jornalista Tiago Toricelli, CEO da agência Everest Comunicação Integrada.

marina machado - notícias da redação - capital social
A jornalista também apresenta o semanal ‘Capital Natural’, no BandNews TV (Imagem: divulgação)

“[É gratificante] esse reconhecimento que me é dado e essa oportunidade de tocar como editora-chefe e âncora de um jornal com duas horas na programação nacional, mesmo estando grávida”, comemora a jornalista, sabendo que o seu caso pode acabar por incentivar outras emissoras de TV a darem destaque a gestantes. “Eles sabem que logo mais terei que me afastar [de licença-maternidade], mas isso foi me dito pessoalmente pelo André Luiz Costa que não é problema algum, porque sabem que logo mais eu retornarei”, reforça, demonstrando que para a Band trata-se de um programa pensado a médio e longo prazo.

Jornalista de TV e booktuber

Apresentadora e repórter na televisão, Marina Machado ainda encontra tempo para se dedicar a sua paixão: a leitura. E nos últimos anos transformou essa paixão em mais um trabalho. O resultado é apresentado no Palavras Cruzadas, canal no YouTube em que aparece analisando as mais diversas obras do mercado editorial. “Com o Palavras Cruzadas, eu me obrigo a ler com mais frequência e rapidez, por isso criei novos hábitos de leitura para conseguir trazer toda semana uma nova dica de livro”, explica a jornalista e — como a própria se define — booktuber.

A experiência com o projeto audiovisual na internet tem encantado a comunicadora. “Como jornalista de televisão há décadas, essa mudança para a internet foi muito curiosa. Tive que me permitir ser totalmente eu e isso não foi rápido. A repórter Marina Machado é isenta e não pode aparecer mais que a notícia. A booktuber Marina Machado, pelo contrário, é completamente opinativa e expansiva. Mas só consegui ficar confortável com essa linguagem quase um ano depois de iniciar as postagens. Hoje, sou apaixonada pela liberdade desse meio”, diz. Por fim, Marina Machado comenta o que, afinal de contas, é a leitura. “Sigo batalhando para alcançar mais pessoas porque sei que a leitura é uma, se não for a maior, ferramenta para o desenvolvimento pessoal. Ela é um refúgio e uma companheira. Uma arma e um cobertor. Ela perfura, mas também liberta”.

marina machado - notícias da redação - booktuber
Marina Machado em versão booktuber (Imagem: Claudinei Matosão)

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se