Ilton Santos, de Morrinhos (CE), vem sofrendo com intimidações ameaças de morte desde abril de 2018. Radialista apresenta programa chamado ‘É de Lascar’
O radialista Ilton Santos, de Morrinhos (CE), voltou a ser alvo de ameaças de morte. Desde 2017, o jornalista sofre com intimidações por causa de seu trabalho no ‘É de Lascar’. No programa da rádio comunitária Liberdade FM, ele traz reivindicações da população e discute temas relacionados à administração pública. Em 2018, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) publicou nota sobre as diversas ameaças dirigidas ao radialista.
Em 3 de maio, os ataques contra o jornalista foram retomados. Durante a reabertura do Hospital Municipal de Morrinhos, o ex-prefeito de Morrinhos, Airton Bruno (PSDB), proferiu palavras ameaçadoras contra Ilton Santos. “Um dia eu posso topar ele no meio da rua e aí eu quero saber a chibata que vai dar. Vai dar chibata. Já não deu por causa do Carlos Bruno (filho do ex-prefeito), que pegou no braço e me disse ‘papai, não faça isso’, mas eu não estou mais suportando. Aqueles dentes dele serão substituídos. Eu estou aborrecido com esse cara. Pra mim, esse cara, eu tenho que dar um jeito nele”, disse o tucano.
Invasão
O radialista registrou um boletim de ocorrência por ameaça após receber vídeos do evento. Essa não é a primeira vez que Ilton Santos sofre intimidação da família Bruno. Em 13 de abril de 2018, o radialista falava dos problemas enfrentados pela população da cidade por causa de uma enchente quando a secretária de ação governamental, Aimee Peixoto Bruno, entrou no estúdio acompanhada de um homem.
Na ocasião, a secretária, filha do atual prefeito de Morrinhos, Carlos Bruno (PSDB), acusou Ilton Santos de estar mentindo. Ela exigiu que os equipamentos da rádio fossem desligados. Após a recusa do radialista, ela deixou o prédio do veículo de mídia. No mesmo dia, o comunicador recebeu mensagens dizendo para “tomar cuidado com sua vida”.
Leia mais – ‘Comunicação’:
- Proposta garante isonomia à imprensa em entrevistas coletivas
- Repórter é demitido do Grupo Globo após xingar colega de “piranha”
- Decreto sobre uso de armas amplia porte para deputados e jornalistas
- Congresso de jornalismo investigativo vai homenagear Míriam Leitão
- Governo pode economizar R$ 18 mi sem assinaturas de jornais
- Com mais de 60 funcionários, CNN Brasil inaugura redação
- Informação nunca é excessiva, diz sociólogo italiano
***** ***** ***** ***** *****
Por Natália Silva.