COMUNICAÇÃO

Como a propaganda eleitoral chega às emissoras de TV?

ebc - propaganda eleitoral nas emissoras de radio e tv
(Imagem: Agência Brasil)

Como funciona a produção de propaganda eleitoral? em 2018, materiais dos partidos políticos foram enviados às emissoras de rádio e TV pela EBC

Durante a campanha eleitoral, emissoras abertas de rádio e televisão veiculam, de forma simultânea, a propaganda eleitoral gratuita produzida pelos partidos e enviada para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas como esses programas são enviados do TSE para as emissoras? Quem coordena esse trabalho?

Para que seja possível efetuar a transmissão de forma simultânea, as emissoras realizam um acordo temporário para formação de um grupo único. É o chamado Pool de Emissoras. Ações como essa ocorrem esporadicamente como, por exemplo, para a transmissão de eventos esportivos. No caso eleitoral, o objetivo do Pool é receber e divulgar mídias e áudios das propagandas eleitorais dos candidatos à Presidência da República.

Este ano, quem coordena o Pool de Emissoras é a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A empresa realiza a geração dos programas tanto para TV quanto para o Rádio. É responsável pelo recebimento das mídias disponibilizadas pelos partidos políticos, pelo preparo técnico, montagem, exibição dos blocos e geração, em sinal único, por satélite para todo o país.

equipe da ebc - propaganda eleitoral nas emissoras
(Imagem: divulgação/EBC)

No caso das rádios, além das transmissões em bloco, a EBC também é responsável pela distribuição das inserções avulsas dos candidatos à Presidência da República.

No Distrito Federal, a EBC também distribui a propaganda eleitoral em bloco para governador, senador e deputados distrital e federal.

O Pool de recepção e distribuição de mídias funciona na sede do TSE, em Brasília. Em um eventual segundo turno, tanto da campanha presidencial quanto para a do governo do Distrito Federal, a EBC continuará à frente da coordenação do trabalho.

Empenho

Para que esse trabalho fosse possível, foram necessários meses de preparação, com dedicação de muitos profissionais da EBC. Na primeira etapa do processo, foram realizados debates com as emissoras participantes e com o TSE para a construção da Instrução Normativa para as Eleições 2018, que resultaram na Resolução 23.590/2018 TSE. Vencida esta etapa, coube à EBC garantir a exibição nacional por meio do fornecimento de equipamentos e soluções de captação e distribuição do sinal de geração.

Várias áreas da empresa participaram do projeto, entre elas as gerências de Engenharia, de Operações e de Sistemas de Informação e Comunicação (DOTEC) e a Superintendência da TV Brasil e Rede.

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equipe da ebc - propaganda eleitoral nas emissoras - 2
(Imagem: divulgação/EBC)

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