Como a propaganda eleitoral chega às emissoras de TV?

Como funciona a produção de propaganda eleitoral? em 2018, materiais dos partidos políticos foram enviados às emissoras de rádio e TV pela EBC

Durante a campanha eleitoral, emissoras abertas de rádio e televisão veiculam, de forma simultânea, a propaganda eleitoral gratuita produzida pelos partidos e enviada para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas como esses programas são enviados do TSE para as emissoras? Quem coordena esse trabalho?

Para que seja possível efetuar a transmissão de forma simultânea, as emissoras realizam um acordo temporário para formação de um grupo único. É o chamado Pool de Emissoras. Ações como essa ocorrem esporadicamente como, por exemplo, para a transmissão de eventos esportivos. No caso eleitoral, o objetivo do Pool é receber e divulgar mídias e áudios das propagandas eleitorais dos candidatos à Presidência da República.

Este ano, quem coordena o Pool de Emissoras é a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A empresa realiza a geração dos programas tanto para TV quanto para o Rádio. É responsável pelo recebimento das mídias disponibilizadas pelos partidos políticos, pelo preparo técnico, montagem, exibição dos blocos e geração, em sinal único, por satélite para todo o país.

(Imagem: divulgação/EBC)

No caso das rádios, além das transmissões em bloco, a EBC também é responsável pela distribuição das inserções avulsas dos candidatos à Presidência da República.

No Distrito Federal, a EBC também distribui a propaganda eleitoral em bloco para governador, senador e deputados distrital e federal.

O Pool de recepção e distribuição de mídias funciona na sede do TSE, em Brasília. Em um eventual segundo turno, tanto da campanha presidencial quanto para a do governo do Distrito Federal, a EBC continuará à frente da coordenação do trabalho.

Empenho

Para que esse trabalho fosse possível, foram necessários meses de preparação, com dedicação de muitos profissionais da EBC. Na primeira etapa do processo, foram realizados debates com as emissoras participantes e com o TSE para a construção da Instrução Normativa para as Eleições 2018, que resultaram na Resolução 23.590/2018 TSE. Vencida esta etapa, coube à EBC garantir a exibição nacional por meio do fornecimento de equipamentos e soluções de captação e distribuição do sinal de geração.

Várias áreas da empresa participaram do projeto, entre elas as gerências de Engenharia, de Operações e de Sistemas de Informação e Comunicação (DOTEC) e a Superintendência da TV Brasil e Rede.

Leia mais:

(Imagem: divulgação/EBC)
Compartilhe
0
0
EBC

Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

14 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago