OPINIÃO

Como usar digital influencers no YouTube

influencers - whindersson
Whindersson Nunes, humorista, youtuber e influenciador digital (Imagem: Reprodução /Facebook)

Para impulsionar ações de marketing, os influencers são cada vez mais usados nas estratégias de comunicação. É necessário incluir no planejamento essas pessoas que se tornaram figuras altamente conhecidas, graças à produção de conteúdo de qualidade e do carisma para interagir com seus fãs. Tendo em vista todo esse sucesso, as marcas podem aproveitar parcerias com eles para emprestarem um pouco de sua audiência.

Mas, afinal, como incluir essas personalidades na estratégia? Como interagir e definir com quais trabalhar? Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital, dá algumas dicas para trabalhar com os influenciadores em campanhas digitais. Confira:

1-Escolha os digital influencers certos:

Quem será a personalidade da ação da sua marca? Existem diversas opções, com novos influenciadores surgindo todos os dias. Você pode optar por um só ou vários, dependendo do seu orçamento e das características da sua estratégia no YouTube.

Não se limite a apenas escolher as mais populares da atualidade que isso não trará os resultados que você quer. Na verdade, o valor de utilizar digital influencers está em decidir por aqueles que possuem identificação com o seu público.

A popularização da internet fez com que diversos segmentos criassem pequenos universos particulares com personalidades de renome em cada um deles, principalmente no YouTube. Portanto, é muito mais vantajoso pesquisar quem são as referências da sua área e investir nelas.

2-Estabeleça as metas da sua ação:

O que vai determinar o sucesso da sua ação com digital influencers? Para saber quais números representam uma campanha bem-sucedida, você deve determinar quais são os seus objetivos e os KPIs da estratégia.

Avalie de que forma você pretende que os vídeos do influenciador ajudem a sua marca. O foco é trazer mais visibilidade? Mais vendas? Chamar a atenção para algum lançamento? Seja qual for a sua meta, ela precisa ser numérica para que você consiga mensurar seus resultados depois.

Será o seu objetivo que vai determinar de que maneira o digital influencer irá contribuir para a sua estratégia. Leve em conta as habilidades dessa personalidade e de que forma ela trabalha para que seja possível produzir vídeos que atinjam o alvo que você deseja.

3-Determine que tipo de conteúdo será gerado:

Ao utilizar digital influencers na sua estratégia de YouTube, você tem que determinar muito bem que tipo de vídeo será gerado pela personalidade escolhida. Para que tudo seja natural, não é recomendado fugir muito do tipo de material que já é criado no canal dela.

O momento da negociação é quando você deve especificar em um contrato qual será a entrega desse influenciador. Quantos vídeos ele vai criar? Ou ele vai participar de algum conteúdo seu? Todo esse escopo precisa estar previsto e documentado para que não ocorram problemas depois.

É nessa etapa que você deve levar em conta o preço da parceria, também. Certos influencers são mais caros do que outros, portanto opte por aqueles que conseguirão trazer um melhor retorno à sua marca no YouTube e se encaixam no seu orçamento.

4-Bote a mão na massa:

Ao considerar esses três pontos principais, você contará com tudo o que precisa para iniciar o planejamento da sua ação com digital influencers no YouTube. Trata-se de um terreno bastante fértil para atingir mais público para as suas estratégias de marketing, bastando escolher bem qual personalidade emprestará sua exposição à marca e de que forma essa parceria será desenvolvida.

Com todas essas dicas, fica mais fácil traçar um planejamento para marcar presença na internet. Fique sempre de olho nas novidades, pois qualquer passo pode transformar a forma como o seu público vê a sua marca, e isso deve ser refletido nas suas estratégias para redes sociais.

*Rafael Kiso. Fundador da mLabs e especialista em marketing digital.

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