COMUNICAÇÃO

Conteúdo jornalístico perde espaço em nova atualização do Facebook

facebook - feed
(Imagem: Divulgação)

Segundo o próprio Facebook, o impacto irá variar de uma fan page para outra, considerando fatores como o tipo de conteúdo produzido e como as pessoas interagem com ele

Na quinta-feira, 11, o Facebook anunciou que promoverá mudanças no feed de notícias de seus usuários. A atualização afetará o ranking de publicações da timeline, que passará a priorizar posts de amigos e familiares em relação ao conteúdo de empresas, marcas, mídias, celebridades e conteúdos em vídeo. A rede social informou que, com as alterações, a ideia é promover mais conversas entre pessoas.

“Como o espaço no feed de notícias é limitado, mostrar mais posts de amigos e de familiares e atualizações que motivem conversas implica na exibição de menos conteúdo público, incluindo vídeos e outros posts de publishers e de negócios. À medida que fizermos essas atualizações, páginas podem ver o seu alcance, tempo de visualização de vídeo e direcionamento de tráfego diminuir”, declarou a plataforma.

Segundo o próprio Facebook, o impacto irá variar de uma fan page para outra, considerando fatores como o tipo de conteúdo produzido e como as pessoas interagem com ele. Assim, páginas que publicam posts que as pessoas normalmente não reagem ou comentam podem ver os maiores declínios na distribuição, já aquelas cujos posts promovem conversas entre amigos irão ver um efeito menor.

Preferências

Ainda de acordo com o comunicado divulgado pela rede social de Mark Zuckerberg, apesar da mudança, usuários que querem ver mais posts de fan pages que seguem podem escolher “Ver Primeiro” nas configurações de “Preferências do Feed de Notícias”, para ter certeza de que sempre verão os posts de suas páginas favoritas.

Além disso, foi informado que tipo de conteúdo aparecerá no topo do feed: posts de páginas que gerem conversas entre pessoas e vídeos ao vivo que motivem mais discussões entre a audiência. “O uso de estratégias maliciosas para aumentar o engajamento, como pedidos de comentários ou reações, não representa uma interação significativa, e continuaremos a rebaixar esses posts no Feed de Notícias”, declarou a plataforma.

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli e a repórter sênior Nathália Carvalho.

5 Comentários

COMENTAR