COMUNICAÇÃO INFORME PUBLICITÁRIO

Como converter vídeos para redes sociais

converter

As redes sociais conquistaram o mundo da internet, com biliões de usuários e conteúdos novos todos os dias este formato de engajamento online na internet vai permanecer durante muitos anos.

Qualquer amigo ou conhecido terá alguma rede social, independentemente da sua idade ou se utiliza para motivos profissionais ou apenas para se manter em contacto com os familiares mais próximos, mas é cada vez mais difícil encontrar alguém que não possua ou não conheça o Facebook ou Instagram.

Assim as postagens geradas nessas redes sociais são visualizadas por muitas pessoas, necessitando de uma boa qualidade seja uma imagem, vídeo ou mesmo um texto apenas. Nunca se esqueça que você está sempre sendo observado por outros usuários, logo procure criar algo de qualidade.

No entanto, algumas das redes sociais atualmente ainda possuem limitações quanto aos formatos aceites para upload de imagens ou vídeos na hora da postagem. Então aprenda como converter seus vídeos para as redes sociais.

Porque converter o formato de um vídeo?

Converter um vídeo, permite alterar o formato do seu arquivo.

Existem dezenas de formatos de vídeo, sendo que uns formatos são mais populares, leves ou seguros que outros. Enquanto outros permitem dar uma melhor qualidade ao vídeo. As opções são variadas e podem gerar alguma discórdia no momento de converter.

No entanto se você vai colocar algum vídeo online, em qualquer plataforma ou rede social, você deve converter.

O primeiro motivo é que a rede social pode não aceitar o formato que você pretende colocar. Necessitando converter para um que seja aceite. Mas isso pode levar a problemas futuros, se você pretende postar o mesmo vídeo em vários websites, cada um pode requerer um formato diferente, levando a um intensivo trabalho para converter tudo.

O segundo motivo é que ao realizar upload do vídeo, a rede social diminui a qualidade do vídeo automaticamente. É bastante comum estes problemas acontecerem pois o Instagram e Facebook convertem o seu vídeo, para este ter um tamanho menor em seus servidores levando a uma redução da qualidade também.

Porém, é possível notar que existem clipes com imensa qualidade, mesmo em HD nas redes sociais, logo existe solução.

Para resolver esse tipo de problemas é necessário possuir o software adequado, para alterar o formato do arquivo.

Atualmente existem alguns conversores online, como o FreeMake, Convertio ou o UniConverter. Para este exemplo, vamos falar sobre o último.

O aplicativo para converter

A escolha do aplicativo de conversão deve ser sensata, devendo observar se possui a conversão para os formatos arquivo que você necessita e pode ainda conferir as suas funcionalidades adicionais também.

Para o caso o UniConverter permite converter para dezenas de formatos de saída, mas também possui funcionalidades extras. Permite a edição de vídeo, aplicação de efeitos, gravação diretamente em DVD e Blu-ray e também transferência direta dos clipes.
A maior parte dos aplicativos permite converter, selecionando o formato final que pretende. Mas por meio do UniConverter é possível converter diretamente para uma rede social, como o Facebook, Vimeo ou YouTube.

Desta forma o vídeo fica com o formato ideal, sem erros preparado para colocar na rede social sem problemas. Este recurso faz com que este conversor de vídeos seja um dos mais indicados para estas situações.

Exemplo de converter vídeos diretamente para rede social

Siga agora o passo a passo que permite demonstrar como realizar a conversão de um vídeo por meio do aplicativo. Para de seguida colocar diretamente na sua rede social.

Para este exemplo irá ser utilizado o conversor de vídeo UniConverter.

No primeiro passo você deve ter noção sobre em quais plataformas você pretende colocar o vídeo. Isto para confirmar se o seu vídeo está adequado para essa rede social ou se necessita de edição específica para cada rede social onde vai postar.

Para iniciar, baixe o aplicativo UniConverter e abra no seu computador.

Nas abas superiores, selecione “Converter” ou “Convert”, dependendo do idioma que selecionou. Aqui você pode colocar o vídeo que pretende converter. Para isso clique em “Adicionar Ficheiros”(1), no canto esquerdo ou arraste diretamente os arquivos para o aplicativo.

De seguida, os seus vídeo vão ser colocados no aplicativo. Assim que conseguir observar os seus vídeos na janela, note que estes possuem um menu com funcionalidades de conversão.

No canto esquerdo indica o formato e detalhes do clipe de origem, enquanto que no canto direito estão descritos os detalhes de saída, de acordo com o formato de saída selecionado.

Para selecionar o formato para que pretende converter, clique na seta indicada com o (1), na imagem abaixo.

Assim irá abrir um menu com todas as opções de conversão. Selecione a aba de Vídeo.

Agora é o momento que você não necessita selecionar o formato de saída (MP4, AVI, FLV, MOV, entre outros) pois através do UniConverter é possível selecionar a rede social que pretende colocar o vídeo e é convertido automaticamente no formato ideal.

Selecione YouTube, Facebook ou Vimeo e de seguida escolha a qualidade de vídeo e resolução do seu vídeo.

Por fim, para converter o vídeo final clique no botão do canto direito na imagem abaixo, em “Convert”.

Neste momento os vídeos vão estar armazenados no seu computador, já no formato desejado e prontos a utilizar nas redes sociais.

Lembre-se que pode converter vários vídeos em simultâneo.

Confira um guia completo de como baixar, instalar e usar o conversor de vídeo UniConverter.

Considerações finais

A conversão de vídeos torna-se em um assunto importante quando os vídeos vão ser colocados em alguma página de rede social de uma empresa, organização, personalidade reconhecida ou qualquer usuário.

A qualidade do vídeo influência a forma como o público vê esse conteúdo e em um mundo digital onde a existe demasiada informação e postagens, torna-se necessário atrair usuários através de clipes com qualidade visual.

Embora existam vários conversores online e gratuitos, tome atenção que por vezes compensa procurar por algo com mais recursos e avançado, para ter uma garantia na qualidade e no serviço.

No final do dia, o seu vídeo vai permanecer na internet durante muitos anos e com o avanço tecnológico em constante mudança pode ficar desatualizado rapidamente. Logo procure colocar algo confiável e com qualidade necessária.

Nunca se esqueça que um bom vídeo de promoção e marketing pode atrair o cliente certo ou ajudar a espalhar uma notícia importante.