Com mais de 300 mil seguidores, conta do “Mestre do Jornalismo” no Instagram foi hackeada no fim de semana. Entusiasmado com o trabalho de influenciador digital, Cid Moreira busca formas de recuperar perfil
Desde o fim de semana, os mais de 300 mil internautas que seguiam o @ocidmoreira no Instagram estão impossibilitados de acompanhar novas postagens. Isso porque a conta mantida por Cid Moreira foi alvo de ação criminosa. Ao se passar por administrador da rede social, um bandido virtual entrou em contato com o comunicador — e influenciador digital — por e-mail e, ao ter acesso à senha, roubou o perfil. Até a tarde desta terça, 18, o endereço vinculado ao “Mestre do Jornalismo” do Prêmio Comunique-se segue fora do ar.
Reconhecido por seu trabalho na imprensa, chegando a permanecer por 27 anos como âncora do ‘Jornal Nacional’, Cid Moreira vinha fazendo sucesso na internet nos últimos tempos. Aos 91 anos, o comunicador pode ser considerado um influenciador digital. Em meses de postagens no Instagram, foi angariado fãs e, como já mencionado, chegou a ultrapassar a barreira de 300 mil seguidores. Pela plataforma de fotos e vídeos curtos, vinha se destacando por publicar mensagens motivacionais e mostrar detalhes de sua vida, sempre acompanhado da esposa, Fátima Sampaio.
Foi, inclusive, pela rede social que Cid Moreira falou sobre um momento difícil que encarou no começo do ano, quando chegou a ficar hospitalizado. “Hoje quero contar um segredo para vocês. Quero desabafar! Não se iludam, temos todos muitos problemas. Recentemente, durante as férias, viajamos de carro, nos divertimos muito. Ao chegar a hotel, a Fátima percebeu um inchaço muito grande na minha perna direita! Insistiu para irmos a um hospital. Eu não queria. Disse que aquilo era da longa viagem, etc”, publicou o jornalista na ocasião, conforme relembrado pelo site Área Vip.
Você sabia? Cid Moreira detém o título de “Mestre do Jornalismo” no Prêmio Comunique-se por seu “Conjunto da Obra”
Contra o crime virtual
Para voltar a atuar como influenciador digital, Cid Moreira está em contato com a equipe do Instagram, informa à reportagem do Portal Comunique-se uma fonte ligada ao premiado e experiente jornalista. Por parte dele, o caso pode chegar a autoridades competentes em assuntos relacionados a infrações cibernéticas. A rede social, por sua vez, ainda não se pronunciou publicamente a respeito do crime virtual e nem comentou a quais passos andam o processo de recuperação da conta. Após receber os acessos do comunicador, o bandido virtual mudou o nome de perfil. Com isso, alguém se colocando como fã do comunicador ativou um novo @ocidmoreira — mas a ação já está fora do ar.