COMUNICAÇÃO

Criminoso virtual interrompe trajetória de Cid Moreira como influenciador digital

cid moreira - instagram - influenciador digital - crime virtual
(Imagem: reprodução)

Com mais de 300 mil seguidores, conta do “Mestre do Jornalismo” no Instagram foi hackeada no fim de semana. Entusiasmado com o trabalho de influenciador digital, Cid Moreira busca formas de recuperar perfil

Desde o fim de semana, os mais de 300 mil internautas que seguiam o @ocidmoreira no Instagram estão impossibilitados de acompanhar novas postagens. Isso porque a conta mantida por Cid Moreira foi alvo de ação criminosa. Ao se passar por administrador da rede social, um bandido virtual entrou em contato com o comunicador — e influenciador digital — por e-mail e, ao ter acesso à senha, roubou o perfil. Até a tarde desta terça, 18, o endereço vinculado ao “Mestre do Jornalismo” do Prêmio Comunique-se segue fora do ar.

Reconhecido por seu trabalho na imprensa, chegando a permanecer por 27 anos como âncora do ‘Jornal Nacional’, Cid Moreira vinha fazendo sucesso na internet nos últimos tempos. Aos 91 anos, o comunicador pode ser considerado um influenciador digital. Em meses de postagens no Instagram, foi angariado fãs e, como já mencionado, chegou a ultrapassar a barreira de 300 mil seguidores. Pela plataforma de fotos e vídeos curtos, vinha se destacando por publicar mensagens motivacionais e mostrar detalhes de sua vida, sempre acompanhado da esposa, Fátima Sampaio.

cid moreira - instagram - influenciador digital
Cid Moreira: “Mestre do Jornalismo” e influenciador digital no Instagram (Imagem: arquivo pessoal)

Foi, inclusive, pela rede social que Cid Moreira falou sobre um momento difícil que encarou no começo do ano, quando chegou a ficar hospitalizado. “Hoje quero contar um segredo para vocês. Quero desabafar! Não se iludam, temos todos muitos problemas. Recentemente, durante as férias, viajamos de carro, nos divertimos muito. Ao chegar a hotel, a Fátima percebeu um inchaço muito grande na minha perna direita! Insistiu para irmos a um hospital. Eu não queria. Disse que aquilo era da longa viagem, etc”, publicou o jornalista na ocasião, conforme relembrado pelo site Área Vip.

Você sabia? Cid Moreira detém o título de “Mestre do Jornalismo” no Prêmio Comunique-se por seu “Conjunto da Obra”

Contra o crime virtual

Para voltar a atuar como influenciador digital, Cid Moreira está em contato com a equipe do Instagram, informa à reportagem do Portal Comunique-se uma fonte ligada ao premiado e experiente jornalista. Por parte dele, o caso pode chegar a autoridades competentes em assuntos relacionados a infrações cibernéticas. A rede social, por sua vez, ainda não se pronunciou publicamente a respeito do crime virtual e nem comentou a quais passos andam o processo de recuperação da conta. Após receber os acessos do comunicador, o bandido virtual mudou o nome de perfil. Com isso, alguém se colocando como fã do comunicador ativou um novo @ocidmoreira — mas a ação já está fora do ar.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se