Curso online de jornalismo local será realizado entre julho e agosto
A Abraji está relançando, com apoio do Facebook Journalism Project, o curso online Jornalismo Local Sustentável, destinado a profissionais que trabalhem em meios de comunicação de abrangência local ou que tenham projetos para empreender nesse setor. Gratuito e aberto a jornalistas, o curso é uma reedição do programa de 2019, que teve 3,5 mil inscritos. A edição deste ano terá os mesmos conteúdos e será realizada em oito semanas, entre 6 de julho e 28 de agosto.
O conteúdo será desenvolvido em quatro módulos: Jornalismo local de qualidade; Territórios e comunidades; Ferramentas digitais para jornalistas; e Jornalismo economicamente sustentável. Nesses módulos, os participantes serão conduzidos por uma equipe de professores experientes para revisar os fundamentos do jornalismo; explorar novas linguagens como dados, podcasts e vídeo produzido com smartphones; dominar técnicas para analisar redes sociais e fazer gestão de comunidades de leitores; conhecer ferramentas digitais que darão produtividade ao trabalho jornalístico; entender como funciona uma empresa de mídia e seus modelos de negócios; e aprender a usar técnicas e ferramentas para medição de audiência.
Para o presidente da Abraji, Marcelo Träsel, “a existência de veículos de imprensa saudáveis nos municípios é fundamental para a democracia, porque é nos municípios que a cidadania acontece todos os dias. Pesquisas mostram que nas cidades onde há jornalismo independente, há menos casos de mau uso do dinheiro público. Além disso, o contato com o jornal, emissora ou website local é uma forma do cidadão conhecer na prática o trabalho dos jornalistas, o que pode contribuir para aumentar a credibilidade na imprensa como um todo.”
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“O apoio a projetos que fortaleçam o jornalismo local é parte essencial do trabalho realizado pelo Facebook Journalism Project. Desde sua primeira edição, além de ser um recurso para jornalistas, o curso se tornou um espaço para a criação de uma comunidade de troca de idéias e soluções sobre os desafios que a imprensa enfrenta na atualidade. Junto com o Acelerador de Notícias Locais, em que participam 10 veículos de comunicação de diferentes regiões do país, essa iniciativa é parte importante do nosso apoio à imprensa brasileira,” afirma a gerente de desenvolvimento de parcerias estratégicas de notícias do Facebook para a América Latina, Dulce Ramos.
Os conteúdos estarão disponíveis em formato de vídeo, texto e indicações de leitura complementar. Além das disciplinas do programa, os participantes terão acesso a conteúdos educativos do Facebook.
O número de participantes é limitado a 1,5 mil profissionais. As inscrições já estão abertas e serão aceitas até o dia 30 de junho de 2020. Caso o número de profissionais inscritos seja inferior a 1,5 mil, a Abraji abrirá a participação a uma lista de espera criada para estudantes de jornalismo.
A coordenação acadêmica é de Sérgio Lüdtke, e a lista de professores e suas respectivas disciplinas é a seguinte:
- Marcelo Beraba Fundamentos do Jornalismo
- Angela Pimenta Ética, independência e impacto
- Angelina Nunes Planejamento, apuração e edição
- Amanda Rossi Jornalismo de dados
- Rodrigo Vizeu Podcast
- Arnaldo Carvalho Vídeo
- Bruno Scartozzoni Storytelling
- Marina Atoji Lei de acesso à informação
- Nina Weingrill Jornalismo local
- Reinaldo Chaves Ferramentas Abraji
- Ana Brambilla Gestão de comunidades e Jornalismo e redes sociais
- Sérgio Lüdtke Monitoramento e Desinformação
- Taís Gasparian Questões legais na internet
- Raphael Hernandes Segurança digital
- Francisco Belda O negócio jornalístico
- Marco Migliavacca Modelos de negócios e Noções de tecnologia para jornalistas
- Luciana Cardoso Produtos digitais
- Adriana Garcia Visão empreendedora
- Pedro Burgos Analytics
- Lívia Vieira SEO
- Monica Marques Segurança pessoal e comunicação não-violenta
Para complementar, Elvira Lobato, Gabi Coelho e Vagner de Alencar contribuem com depoimentos sobre sua experiência com o jornalismo local.
A Abraji é uma instituição sem fins lucrativos que trabalha em defesa da liberdade de expressão e de imprensa, do acesso a informações públicas e na capacitação de jornalistas. Sua missão é elevar a qualidade do jornalismo brasileiro como forma de contribuir para a consolidação da democracia no país. Desde 2002, quando a Abraji foi fundada, mais de 9.000 jornalistas já passaram por seus congressos, cursos e treinamentos.
O Facebook Journalism Project é uma iniciativa do Facebook que busca fortalecer as comunidades, conectando as pessoas ao jornalismo que importa para elas por meio de treinamentos, programas e parcerias.