“Conhecendo a sua audiência: estratégias para aumentar o alcance e engajamento do seu jornalismo” é o nome do curso. 100% online e com comando de Amanda Zamora, treinamento visa aprimorar conhecimentos de jornalistas no que diz respeito a engajar e mensurar audiência
Texto publicado originalmente no site do Knight Center for Journalism in the Americas
Há muito conteúdo disputando a nossa atenção no atual ecossistema midiático. E por isso deve-se celebrar quando alguém decide acessar a sua página, abrir a sua publicação ou assistir ao seu programa. Mas como descobrir quem são essas pessoas e fazer com que elas voltem outras vezes? Como atrair ainda mais gente para que as reportagens do seu veículo alcancem uma audiência mais ampla e engajada?
A fim de responder a essas e outras questões o Knight Center for Journalism in the Americas apresenta seu mais novo Grande Curso Online (Big Online Course ou BOC). “Conhecendo a sua audiência: estratégias para aumentar o alcance e engajamento do seu jornalismo”, terá Amanda Zamora, diretora de audiência do The Texas Tribune, como instrutora. Organizado para ser realizado em quatro semanas, o evento educacional, que está com inscrições abertas, vai de 15 de julho a 11 de agosto de 2019.
“Desenvolvimento da audiência se tornou tão importante em tantas redações, mas geralmente está limitado a alguns poucos cargos de especialista”, afirma Amanda Zamora. “Este curso vai ajudar jornalistas em vários papéis a entender como aplicar estratégias de desenvolvimento da audiência no seu trabalho — estejam eles criando conteúdo, gerenciando redes sociais ou trabalhando com design de produto e desenvolvimento”, avisa a instrutora.
Conteúdo programático
A semana um do curso vai mostrar como criar um mapa da audiência para servir a objetivos editoriais e de conteúdo. Na semana dois, os alunos vão explorar quem eles pretendem atingir com o seu produto. Para a semana três, Amanda Zamora ensinará como rascunhar um plano promocional, incluindo otimização de conteúdo e monitoramento. E, por fim, na semana quatro, os estudantes aprenderão como medir o seu sucesso por meio de metas quantitativas e qualitativas.
A instrutora do curso
Amanda Zamora, que lidera o setor de crescimento e engajamento no The Texas Tribune, um veículo sem fins lucrativos, anteriormente trabalhou para o Fundo Investigativo do Huffington Post, no The Washington Post, na ProPublica e no Austin American-Statesman. Este é o quarto curso relacionado a engajamento que ela oferece no Knight Center for Journalism in the Americas. O primeiro ocorreu em 2014.
O valor do curso é 95 dólares e inclui um certificado de conclusão para aqueles que preencherem todos os requerimentos. Diferentemente dos MOOCs, cursos abertos que normalmente atraem alguns milhares de alunos e focam em tópicos mais genéricos e introdutórios, os BOCs são limitados a algumas centenas de estudantes e são direcionados em assuntos mais específicos e avançados.
O que esperar das aulas?
Nas aulas virtuais, Amanda Zamora fará o uso de vídeos didáticos, apresentações, leituras, fóruns de discussão e quizzes. O curso é assíncrono, o que quer dizer que os alunos podem completar as atividades durante dias e horas mais convenientes. Está aberto a todos, mas é voltado àqueles trabalhando com desenvolvimento da audiência. Ficou interessado? Inscreva-se agora e esteja no caminho certo para aprender quem é a sua audiência e como alcançá-la com mais eficiência.