CARREIRA

Oficina Jornalismo e Periferias será realizada em 4 cidades. Inscrições abertas

jornalismo e periferias - curso
(Imagem: divulgação)

Projeto é Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) em parceria com a agência ÉNóis. Neste ano, curso Jornalismo e Periferias passará por três cidades do Sudeste e uma do Nordeste

Estão abertas as inscrições para o projeto Jornalismo e Periferias. A oficina é realizada pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) em parceria com a agência ÉNóis, que tem como objetivo compartilhar técnicas e ferramentas de jornalismo para fortalecer o trabalho de reportagem nas periferias e áreas de maior vulnerabilidade, baixa renda e desassistidas pelo Estado.

A iniciativa é voltada a jornalistas que participam de coletivos de jornalismo atuantes em periferias. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online.

O curso Jornalismo e Periferias é gratuito e será realizado presencialmente nos respectivos dias e cidades:

  • 2 a 4 de agosto – São Paulo
  • 23 a 25 de agosto – Rio de Janeiro
  • 4 a 6 de outubro – Recife
  • 25 a 27 de outubro – Belo Horizonte

Os endereços dos cursos presenciais serão confirmados em breve.

São 20 vagas para cada oficina, sendo duas vagas por coletivo. O curso vai passar pelos seguintes temas: fundamentos do jornalismo, jornalismo de dados, lei de acesso à informação (LAI), segurança do jornalista, como cobrir violações de direito e como desenhar um projeto.

Além das periferias

Os selecionados também terão acesso gratuito ao curso online de gestão, oferecido em parceria com o Instituto de Gestão para Entidades da Sociedade Civil (IGesc), ligado à FIA. Com a bagagem de 75 edições, que treinaram mais de 800 organizações, o curso funciona como um MBA compacto de 150 horas. Inclui matérias como captação de recursos, gestão financeira, marketing e estratégia, ministradas por ex-alunos da FIA, e conta com o apoio de consultores sociais que acompanham as organizações ao longo do curso e durante o desenvolvimento do projeto final. Essa etapa do programa será realizada de agosto a novembro de 2019.

Parceiros

A Énois é responsável por coordenar o projeto, em parceria com organizações locais: Periferia em Movimento (São Paulo), data_labe (Rio de Janeiro), Marco Zero (Recife) e Oficina de Imagens (Belo Horizonte). O Programa Jornalismo e Periferias tem o patrocínio do Google News Initiative. Em caso de dúvidas para preencher o formulário, entre em contato pelo e-mail: contato@enoisconteudo.com.br.

SOBRE O AUTOR

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR