CARREIRA

Games! Um mercado gigante, sem crises e com muita demanda

eliana russi - games - abragames - imprensa mahon
(Imagem: divulgação/Imprensa Mahon)

Diretora da Abragames e do BIG Gestival, Eliana Russi é a entrevistada da vez da Imprensa Mahon. Na conversa com a apresentadora Krisha Mahon, ela fala sobre o mercado de games no Brasil. Ela avisa: pode ser um bom caminho para quem trabalha com audiovisual

Diretora da Abragames e do BIG Festival, maior evento de jogos independentes da América Latina, Eliana Russi deu um panorama do mercado de games no Brasil em entrevista à Imprensa Mahon. No país e em outros cantos do planeta, a área tem apresentado perspectivas favoráveis. “É um setor que cresce no mundo inteiro e sem enfrentar nenhuma crise. Estamos pegando uma onda no Brasil, mas é um mercado mundial. No começo acertamos que faríamos jogos pro mundo todo, então nosso trabalho não foi o de organizar a indústria para o Brasil, mas sim para o mundo”, disse.

“O Brasil tem ganhado muitos prêmios lá fora, e esses caras bacanas da indústria mundial, que já vem pro Big Festival há sete anos sempre dizem: ‘show me more’. A solução que encontramos foi fazer em 2016 uma parceria com o Anima Mundi, para misturar game com animação, e deu super certo. Ano passado fizemos o festival com todas as indústrias envolvidas, como música, animação… Nossas empresas são pequenininhas, mas a gula do mundo é muito grande. É o inverso, há demanda demais. Os produtores roteiristas e animadores precisam começar a circular nos nossos eventos”, prosseguiu a entrevistada sobre o mercado de games.

Eliana Russi - Krishna Mahon - games - Abragames - Imprensa Mahon
Eliana Russi e Krishna Mahon: games em pauta (Imagem: Imprensa Mahon)

Dicas

Ao ser questionada por Krishna Mahon sobre qual dica daria para quem está começando na área de games, Eliana Russi incentivou os jovens profissionais. “Se você é um artista que está desenvolvendo sozinho na garagem da sua mãe, saia. Aqui em São Paulo tem o movimento a SPIN, uma vez por mês no Centro Cultural São Paulo. Vai lá e mostra seu jogo. É super liberado, você leva seu jogo e discute com o desenvolver do lado. E se falta um cara pra fazer a arte, pra fazer a trilha, vocês se encontram e se resolvem. Eles são uma galera mais indie, sem CNPJ e que cria na raça. Quem já tem CNPJ, já tem empresa e já virou brasileiro [rindo], fale conosco na Abragames”, concluiu.

Assista à entrevista com Eliana Russi, da Abragames:

Leia (e assista) mais – Imprensa Mahon:

SOBRE O AUTOR

avatar

Krishna Mahon

Graduada em jornalismo e cinema, com curso de extensão em ficção científica pela Universidade de Michigan (EUA) e bagagem considerável pelo meio televisivo - meio em que atua há mais de 20 anos. Já passou por Rede Minas, Discovery, Mixer Films. De 2010 a maio de 2018, fez parte da equipe da A&E Television, onde já foi produtora executiva e respondeu como diretora de conteúdo original dos quatro canais da empresa: History, A&E, Lifetime e H2. Agora, traz para o Portal Comunique-se a "Imprensa Mahon", projeto que está no ar no YouTube desde 2016.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR