Um número cada vez maior de pessoas tem ferramentas poderosas em seus bolsos que podem documentar o mundo ao redor. No entanto, na maior parte do tempo, as lentes de nossos telefones ou câmeras estão focadas em nós mesmos. O novo curso do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas vai mostrar como sair do modo selfie para contar as histórias de outras pessoas por meio da fotografia documental. O curso online gratuito Jornalismo visual: olhando para o outro na era da selfie será ministrado pelo célebre e premiado fotógrafo João Pina até 31 de março de 2019. Inscreva-se agora!
“Os alunos vão aprender a história do fotojornalismo, seus padrões éticos e como ter um olho crítico enquanto observam e fazem fotografias na era digital”, explicou Pina.
“Estamos muito felizes em ter um mestre em fotografia documental, reconhecido internacionalmente, ministrando um curso online aberto e massivo (MOOC) para nós”, disse o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. “Todos temos câmeras em nossos bolsos, câmeras de celular estão melhores a cada dia, então agora todos precisamos entender melhor a arte da fotografia, os truques do fotojornalismo, sua ética, sua história”.
Pina vai abordar o curso estudando a tradição humanística em relação à fotografia com raízes profundas no início do século 20. Ele também será acompanhado por convidados especiais a cada semana, incluindo: James Wellford, editor sênior de fotografia da National Geographic Magazine; Diana Markosian, fotógrafa da Magnum; Stephen Ferry, um fotógrafo americano baseado na Colômbia; e Adriana Zehbrauskas, uma fotógrafa brasileira baseada em Arizona, nos Estados Unidos.
Cada módulo consiste em aulas em vídeo, leituras, tarefas fotográficas, questionários e participação em fóruns de discussão. Como todos os cursos do Centro Knight, este MOOC é assíncrono, para que os alunos possam completar as atividades durante os dias e horários mais convenientes. No entanto, existem prazos sugeridos para que você não fique para trás.
João Pina, instrutor do curso, é um fotógrafo freelancer português cujo trabalho foi publicado em meios internacionais e exibido em todo o mundo. Suas fotos já foram publicadas em publicações como D Magazine, Days Japan, El País, Expresso, GEO, La Vanguardia, The New York Times, The New Yorker, Newsweek, Stern, Time e Visão, entre outras.
Ele tem três livros publicados, o primeiro dos quais, Por Teu Livre Pensamento, inspirou uma campanha publicitária da Anistia Internacional pela qual ele ganhou o Prêmio Leão de Ouro. Ele também publicou Condor, sobre a operação em grande escala realizada por ditaduras militares de direita na América Latina em 1975; e 46750, sobre a violência urbana e a transformação do Rio de Janeiro na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos. O título deste último livro representa o número de homicídios na região metropolitana do Rio de Janeiro entre 2007 e 2016. Ele ganhou a bolsa Estação Imagem e foi Nieman Fellow na Universidade de Harvard. Pina é membro do corpo docente do Centro Internacional de Fotografia em Nova York, onde leciona e ministra uma oficina de fotografia.
O curso está aberto a todos os jornalistas visuais e a qualquer pessoa interessada em fotojornalismo e fotografia documental. Os alunos também devem aprender novas maneiras de chegar ao público através das redes sociais e da mídia tradicional.
Para participar do curso, os alunos vão precisar de acesso à internet de uma câmera digital ou um telefone com câmera embutida.
O curso é gratuito, graças a uma doação generosa da Fundação John S. e James L. Knight, que tem ajudado o Centro Knight a oferecer treinamento em jornalismo para jornalistas de todo o mundo. No entanto, os alunos que concluírem com êxito os requisitos do curso têm a opção de pagar uma taxa administrativa de US$ 30 para receber um certificado de conclusão em formato PDF. Nenhum crédito universitário está associado ao certificado.
Inscreva-se agora e se prepare para aprender como o jornalismo visual pode ser usado para contar as histórias do mundo ao nosso redor.
Durante o Mesa São Paulo 2024, serão apresentados diversos pratos focados na sustentabilidade. O chef…
Crescimento de 460% impulsionado pela demanda dos clientes por soluções completas de IA empresarial que…
A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…
“Japan Heritage Daily”, 104 vídeos curtos que apresentam regiões do Japão com legendas em inglês
A PwC anunciou hoje a abertura de sua primeira zona de experiência de IA da…
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…