COMUNICAÇÃO

Da reunião de pauta à veiculação da notícia: conheça os bastidores da TV Brasil

TV Brasil - jornalismo - série
(Imagem: Reprodução/EBC)

A TV Brasil leva ao ar, de segunda a sexta-feira, mais de quatro horas de jornalismo, ao vivo, com ‘Cenário Econômico’, ‘Fique Ligado’, ‘Nos Corredores do Poder’ e ‘Stadium’, entre outros programas; edições locais e nacionais do ‘Repórter Brasil’, veiculados à tarde e à noite, de segunda a sábado; e programas jornalísticos especiais como ‘Caminhos da Reportagem’, ‘Conversa com Roseann Kennedy’ e ‘Diálogo Brasil’. Para esse trabalho, a emissora conta com profissionais de Brasília, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Maranhão.

Antes de a notícia chegar ao telespectador, os repórteres, apresentadores, editores, produtores, cinegrafistas e técnicos atuam em diferentes funções: buscam informações, propõem pautas, entrevistam fontes, checam notícias, ajustam imagens, cuidam da iluminação e do som. Um cotidiano dinâmico que requer atenção e disciplina. E que, aliado às mudanças que ampliaram o jornalismo ao vivo e que lançaram novos programas, têm trazido importantes resultados de audiência para a TV Brasil.

Para desenhar a programação do telejornalismo, as equipes de todas as praças que compõem a gerência executiva de telejornalismo reúnem-se diversas vezes ao longo do dia, por meio de videoconferência, para debater as pautas que serão notícia dos programas jornalísticos diários locais e nacionais da TV Brasil.

“Durante todo o dia, tudo é conversado e discutido até o nosso último telejornal, que é o ‘Repórter Brasil Noite’, e vai ao ar às 19h45”, conta Mayrluce Villela, gerente executiva de telejornalismo. “O trabalho do telejornalismo é versátil e dinâmico. No Rio, nossa equipe, composta por 82 funcionários, produz o ‘Repórter Rio’, o ‘Repórter Brasil Tarde’ e o ‘Repórter Brasil Noite’, além de contribuir com os programas ‘Fique Ligado’, ‘Stadium’, ‘Nos Corredores do Poder’ e ‘Cenário Econômico’. O trabalho que realizamos é muito gratificante, pois é um serviço que a gente presta à sociedade”, completa Noemi Vieira, gerente de redação de telejornais do Rio de Janeiro.

Além dos programas diários, o telejornalismo empenha-se também na produção dos especiais, o ‘Caminhos da Reportagem’, o ‘Diálogo Brasil’ e o ‘Conversa com Roseann Kennedy’. Como são semanais, esses programas apresentam ritmo e produção diferentes. Segundo Mayrluce, toda a equipe do telejornalismo se envolve nesses projetos. No Maranhão, por exemplo, que conta com programa diário, o ‘Repórter Maranhão’, a equipe atua de forma integrada com Brasília, São Paulo e Rio e Janeiro.

No vídeo que o telejornalismo do Maranhão preparou especialmente para esta edição do ‘Por dentro da EBC’, Gabriel Corrêa, gerente de Redação de Telejornais do Maranhão, mostra com mais detalhes como é o cotidiano da equipe.

“Contribuímos com conteúdos e conhecimentos, tentando fazer link com as questões sociais e culturais da região amazônica e do Nordeste. Buscamos sempre a qualidade e a responsabilidade, pois é um privilégio trabalhar com essas informações”, conta Gabriel Corrêa.

Com 24 funcionários, a TV Brasil Maranhão é conhecida por sua formação múltipla: os funcionários da antiga TVE do Estado, que trazem a experiência de quase 50 anos de televisão, e a equipe da EBC, que chegou com nova visão. “E assim, com bastante criatividade e aprendizado, conseguimos fazer um jornalismo do qual eu tenho certeza que todos se orgulham”, comemora Gabriel.

O empenho e a atuação de todos do telejornalismo já renderam à EBC importantes premiações. O ‘Caminhos da Reportagem’, por exemplo, é o campeão de prêmios. “E isso é resultado do trabalho de equipe. Com todas as dificuldades que a gente tem, os profissionais se esforçam e se desdobram para fazer. E assim conseguimos fazer muito trabalho tanto no ‘Caminhos’ quanto no jornalismo diário”, comemora Mayrluce.

Para aprimorar a programação da TV Brasil, a área está sempre em busca de novidades. No último ano, a grade da emissora ganhou o ‘Cenário Econômico’ e o ‘Nos Corredores do Poder’, que fazem parte da faixa, também criada este ano, de mais de quatro horas de jornalismo ao vivo. Essas mudanças, segundo Mayrluce, têm trazido importantes resultados para a EBC. “Já ajudaram a ampliar a audiência da TV Brasil”, diz.

Um dos programas esportivos mais antigos da televisão brasileira, o ‘Stadium’, que também integra a faixa de jornalismo ao vivo, completou, em 2017, 40 anos no ar. Em março, quando estreou a nova programação da TV Brasil, o programa entrou no ar com novo cenário e interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Outra novidade neste ano foi a estreia do quadro ‘Fliperama’, com destaques dos e-sports.

Sobre os programas ‘Cenário Econômico’ e ‘Nos Corredores do Poder’, Mayrluce explica: “dentro de um telejornal, não conseguimos, por exemplo, explorar muito bem os assuntos econômicos e políticos do país, pois várias outras notícias também estão em pauta. Então, a gente optou por debater melhor o tema da economia e da política com os programas comandados por Adalberto Piotto e Roseann Kennedy”, ressalta a gerente.

O ‘Cenário Econômico’ é transmitido diretamente de São Paulo, dos estúdios da B3, atual nome da Bolsa de Valores. “Diariamente, faço contato com o editor do programa para debater a pauta. Sugiro algumas pautas relacionadas aos nossos telejornais para aproveitar o espaço e abordar os temas de maneira mais abrangente. Trocamos figurinha também com Brasília e Rio de Janeiro”, explica Luiz Malavolta, gerente de Redação de Telejornais de São Paulo.

Em São Paulo, o grupo produz, ainda, o ‘Repórter local’ e envia importantes contribuições para o jornal nacional da emissora. “Nos programas e telejornais, buscamos trazer notícia que seja plural. Ou seja, pautas voltadas para o interesse coletivo, como desemprego, segurança pública e direitos humanos. Contamos com 199 pessoas envolvidas, direta e indiretamente, na nossa rotina. Temos desde a pessoa que leva a equipe ao local da pauta até o editor de imagens que finaliza a reportagem. É um trabalho feito sempre em grupo”, completa Malavolta.

Conheça as redações do telejornalismo da EBC:

A série ‘Por dentro da EBC’ é uma realização da gerência executiva de comunicação da EBC. Veja abaixo outros conteúdos da série:

SOBRE O AUTOR

Portal EBC

EBC

Site lançado em outubro de 2011 pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Produz conteúdo público com foco nos usuários de internet e apresenta, de forma integrada, as questões de comunicação pública. É composto de sete canais: notícias, cidadania, educação, esportes, tecnologia, cultura e infantil.

COMENTAR

COMENTAR