Portal Comunique-se

Do jornalismo ao empreendedorismo: Ticiana cria seu 1º programa no SBT

nutra brasil - topo mega banner

Há três anos, a jornalista Ticiana Villas Boas tirava do papel o projeto Tanajura Filmes, uma produtora de vídeo especializada em unir jornalismo, publicidade e cinema. À época, a profissional ainda comandava a bancada do ‘Jornal da Band’. De lá para cá, muita coisa aconteceu: Ticiana deixou o hard news, apostou no entretenimento e desenvolveu ainda mais seu lado empreendedor. Agora, ela lança sua primeira atração criada para o SBT, a casa que a acolheu em 2015.
Batizada de ‘Duelo de Mães’, a atração foi divulgada nesta sexta-feira, 14, em encontro com a imprensa. Em conversa com a reportagem do Portal Comunique-se, Ticiana contou que a ideia surgiu em conversas com diretores da emissora e amigos, num verdadeiro trabalho de “formiga”, como sugere o nome da sua produtora. “Não é porque estou no SBT que é fácil. Apresentei a ideia e defendi que o formato poderia dar certo. Os diretores acharam bacana, mas, como de praxe em TV, me pediram o piloto do programa. Só depois validamos o projeto”.
O reality show culinário apresenta mães famosas ou de celebridades, que se enfrentam na disputa pelo título de melhor “mãe-cozinheira” do Brasil. Os episódios são independentes, de modo que a cada capítulo uma dupla se enfrenta e faz de tudo para levar para casa o prêmio de R$ 5 mil. Além da exibição no SBT, aos sábados às 19h15, o programa tem parceria com o Discovery Home & Health. Na TV por assinatura, será apresentado toda sexta-feira, às 22h15.
A atração é inteiramente gravada pela Tanajura Filmes e conta com equipe de, aproximadamente, 80 pessoas. Ticiana está na direção geral e divide a responsabilidade com a também diretora Cássia Dian. O ‘Duelo de Mães’ ainda tem Dado Carlim na direção de fotografia, Fabi Fraga na coordenação de produção, Bruna Estivalet e Mariana Villas Boas na produção executiva e Guilherme Pagani como assistente de direção.
O programa tem estreia programada para 22 de outubro, às 19h15, no SBT, e na sexta, 11 de novembro, às 22h15, no Discovery Home & Health.

Cássia Dian, Bruna Estivalet, Ticiana Villas Boas e Guilherme Pagani (Imagem: Leonardo Nones/Divulgação)
Cássia Dian, Bruna Estivalet, Ticiana Villas Boas e Guilherme Pagani (Imagem: Leonardo Nones/Divulgação)
Ticiana Villas Boas, a cozinheira-empreendedora do SBT (Imagem: Peu Campos)
Ticiana Villas Boas, a cozinheira-empreendedora do SBT (Imagem: Peu Campos)
Estrutura
O programa é dividido em provas. A primeira, chamada de ‘Especialidade de Mãe’, exige que as participantes preparem seu melhor prato, aquele que a família toda ama. As receitas são avaliadas por um chef renomado, que será diferente a cada programa. Tudo é acompanhado de perto pelos filhos, familiares e amigos presentes na plateia. Eles torcem, dão palpites, dicas e incentivam as competidoras a darem o melhor de si. No momento ‘Metendo a Colher’, um integrante de cada família pode experimentar o prato da sua mãe para fazer elogios, críticas e ainda sugerir mudanças.
Na segunda prova, ‘Desafio do Chef’, a mãe vencedora da primeira fase já começa com uma vantagem: ela tem o direito de receber uma ajuda do chef durante 10 minutos. O segundo desafio é uma prova técnica para tirá-las da zona de conforto, onde o chef de cozinha pede para as duas mães prepararem uma receita surpresa, um prato que a família dele está acostumada a fazer. Um dos grandes diferenciais do ‘Duelo de Mães’ é a revelação da vencedora. Quem escolhe a melhor cozinheira do dia não é o chef convidado e sim, a própria família das competidoras. Duas pessoas de cada plateia votam no prato mais gostoso. Mas tem um detalhe: o teste é às cegas e quem vota não sabe em quem está votando. A emoção aumenta quando, por exemplo, um filho escolhe o prato da outra mãe.
Alguns nomes já foram confirmados em episódios da atração, como Wanessa Camargo, Maju Trindade, Karyn Bravo e Joyce Ribeiro.
Conteúdo extra
Como já se sabe, o SBT tem carinho especial pelas redes sociais. O novo reality show segue a mesma tendência e destaca equipe exclusiva para construir conteúdos complementares para as plataformas. O telespectador terá acesso às receitas das mães e dos jurados por meio do site da atração. Além disso, os demais canais, como Facebook, Instagram e Twitter, serão palco para pequenos vídeos com entrevistas e bastidores do projeto. O formato não é inovador: a mesma estratégia foi usada no ‘Bake Off Brasil’, que também tem apresentação de Ticiana.

Compartilhe

Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

nutra brasil - topo mega banner