Portal Comunique-se

Doença Falciforme afeta 7 milhões de brasileiros e metade da população diz desconhecer a doença

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme é celebrado em 19 de junho para trazer conhecimento sobre o caso

Compartilhe

Brasília 21/6/2021 –

Aproximadamente 47% da população diz desconhecer a doença falciforme. Os dados são do estudo “Percepção dos brasileiros sobre a Doença Falciforme”, realizado pelo Ibope. A doença é uma das maiores enfermidades hereditárias do Brasil e atinge sete milhões de brasileiros. Para lançar um alerta sobre a doença, no dia 19 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme.

As hemácias dos portadores da doença têm sua forma alterada por conta da condição genética. As células que normalmente são arredondadas, em pessoas com o diagnóstico falciforme possuem o formato de foice em condições adversas (temperaturas mais baixas, desidratação ou estresse, por exemplo). Felipe Furtado, hematologista do Grupo Sabin, explica que o formato destes glóbulos vermelhos predispõe à destruição dessas células e à obstrução de vasos sanguíneos. “Com a obstrução da circulação, os tecidos não recebem oxigênio suficiente, o que causa crises de dor, um dos principais sintomas da doença. A destruição dos glóbulos vermelhos leva a outras complicações, como icterícia, sintomas de anemia, além de problemas no coração e pulmões”, afirma. As complicações da enfermidade podem afetar todos os órgãos e sistemas e interferir na capacidade do paciente e em sua expectativa de vida.

Os primeiros sintomas surgem logo no primeiro ano de vida: dor crônica, infecções e icterícia. O Teste do Pezinho realizado nos primeiros dias de vida e exames de análises clínicas capazes de detectar a porcentagem de hemoglobina S no sangue são formas de realizar o diagnóstico. “O Teste do Pezinho, além de identificar diversas outras enfermidades é capaz de detectar se a criança é portadora da doença falciforme. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de receber o tratamento adequado e as chances de controlar a condição”.

Após a descoberta é importante que o acompanhamento médico seja realizado por equipe multiprofissional, com adoção de protocolo de medidas preventivas e tratamento das complicações da doença.

Teste do Pezinho
O teste é realizado com apenas algumas gotas de sangue do bebê e é possível realizar o diagnóstico de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas.

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Publicidade

Papo de Redação

Prêmio 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata