Série de cinco reportagens aborda história, papel social e desafios da Nacional da Amazônia
O radiojornalismo da EBC preparou série especial com cinco matérias para comemorar os 40 anos da Rádio Nacional da Amazônia, celebrado em 1º de setembro. Desde segunda-feira, 28, os ouvintes acompanham, na primeira edição do Repórter Nacional, a veiculação de conteúdos especiais produzidos pela equipe por ocasião do aniversário. As reportagens também irão ao ar ao longo da programação, nos demais radiojornais.
Na primeira reportagem, a jornalista da EBC, Maíra Heinen, conta a história da emissora, criada para integrar a Amazônia Legal ao restante do país. Durante a produção, ela conversou com Artemisa Azevedo, Sula Sevillis, Airton Medeiros, Miss Lene, Carlos Moreira, Renato Lima, âncoras, apresentadores e profissionais que fazem e fizeram a história da emissora.
Maíra conta como foi produzir o especial. Além do desafio, ela ressalta a importância de mostrar a história da rádio e sua importância para a população da região. “É gratificante ouvir nossos colegas trabalharem com tanta paixão e terem tanto orgulho. A gente sai do clichê de que a Amazônia é só floresta. Olhamos com muito cuidado e carinho para essa região do país”, afirma.
Para falar dos programas que fizeram história e artistas que começaram a carreira na Nacional da Amazônia, tema da segunda reportagem da série, Maíra recorda entrevistas com artistas como Amado Batista e a dupla Chico Rei e Paraná.
A importância da Nacional da Amazônia ontem e hoje será destaque da terceira matéria da série. O público será informado sobre os serviços que a Nacional da Amazônia prestou e presta ao longo dessas quatro décadas, como, por exemplo, a promoção de encontros entre familiares e parentes desaparecidos. Os conselhos da Luísa Inês, as questões de gênero debatidas no ‘Viva Maria’, com Mara Régia, os recados e o papel social da emissora pública também serão tratados na quarta-feira, 30 de agosto.
A atuação dos jornalistas da EBC na produção de notícias sobre a região é pano de fundo para a quarta reportagem da série, que será veiculada na quinta-feira, 31. Maíra Heinen recorda as principais coberturas do radiojornalismo da EBC para a Rádio Nacional da Amazônia. A emissora e sua equipe já foram agraciadas com alguns dos mais importantes prêmios concedidos a profissionais do jornalismo no país. Em 2012, a reportagem ‘Crimes contra Indígenas na Ditadura’ conquistou o Prêmio Vladimir Herzog, na categoria rádio.
Na última reportagem da série, os ouvintes serão levados a pensar sobre o futuro, a importância da emissora e seus desafios. Todas as reportagens estarão disponíveis para acesso no site da Radioagência Nacional e poderão ser ouvidas também pelo site das Rádios EBC, no endereço www.radios.ebc.com.br.
Ainda em ritmo de comemoração, a EBC prepara exposição com fotos históricas da Nacional da Amazônia, na sede da Empresa, em Brasília. O Portal EBC publicará conteúdo multimídia comemorativo e os perfis @ebcnarede e @nacionaldaamazonia no Facebook publicarão vídeos e chamadas especiais.
Série Especial 40 Anos da Rádio Nacional da Amazônia
De 28/8 a 1°/9 – A partir das 7h, no Repórter Nacional
radios.ebc.com.br/nacionalamazonia
radioagencianacional.ebc.com.br
No Facebook:@ebcnarede / @nacionaldaamazonia
Reportagem: Maíra Heinen
Edição: Juliana Russomano
Coordenação: Juliana Russomano
Sonoplastia: Messias Melo
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…