CARREIRA

EducaMídia: instituto apresenta projeto de educação midiática

instituto palavra aberta educacao midiatica educamidia
(Imagem: divulgação)

“A educação midiática é importantíssima na medida que houve uma fusão entre a atuação como consumidor e produtor de informações”, diz presidente do Instituto Palavra Aberta. Para isso, entidade lança o EducaMídia

O Instituto Palavra Aberto anunciou hoje (6.jun.2019) o lançamento do EducaMídia, um projeto de educação midiática voltado para crianças e jovens. A proposta do programa é oferecer apoio para que educadores do Ensino Fundamental II — que compreende do sexto ao nono ano — possam disseminar o conceito de educação midiática e auxiliar os educandos em práticas comuns da vida social, como o uso de redes sociais e o consumo de notícias. Esse aprendizado faz parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a organização das práticas de linguagem.

“A educação midiática é importantíssima na medida que houve uma fusão entre a atuação como consumidor e produtor de informações”, comenta Patricia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta. “É necessário aprender a participar do jogo democrático como um cidadão informado”.

2 pilares

O projeto será dividido em dois pilares: conteúdo e engajamento. O Instituto preparou materiais que educadores poderão usar em sala de aula para apresentar conceitos de educação midiática. Os verbos ler, escrever e participar orientam a formulação desse conteúdo, para que educandos assumam um papel ativo em relação à informação.

Segundo Patricia, o primeiro material didático do projeto é um curso online gratuito que relaciona a BNCC e os conceitos de educação midiática. A presidente ressalta que também serão ministrados cursos presenciais como parte do pilar de engajamento do projeto.

Apesar de ser voltado aos alunos do Ensino Fundamental II, os materiais são abrangentes e podem ser utilizados em outros contextos. No dia 12.jun.2019, das 9h às 12h, acontecerá o evento oficial de lançamento do EducaMídia, em São Paulo. No encontro, além de Patricia Blanco, estarão presentes Mariana Ochs e Daniela Machada, coordenadoras do projeto e Rossieli Soares, secretária de educação do Estado de São Paulo.

Serviço

O quê?
Lançamento EducaMídia – Instituto Palavra Aberta

Quando?
12 de jungo (quarta-feira), das 9h às 12h

Onde?
Escola Britânica de Artes Criativas (Ebac)
(Rua Mourato Coelho, 1404 – Pinheiros, São Paulo/SP)


Por Natália Silva.

SOBRE O AUTOR

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.