Já se passou um mês depois de o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), de Campinas, determinar que a Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) deve quitar a dívida com os jornalistas. Até o momento, porém, nada mudou. Com o intuito de pressionar a empresa de mídia, os comunicadores, que estão em greve há mais de 130 dias, criaram abaixo-assinado. No documento, eles pedem ajuda à Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
De acordo com as informações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), a ideia dos profissionais é que a ABI possa pressionar a RAC a cumprir a sentença que determina a quitação dos pagamentos em atraso ou que ao menos a empresa converse com os trabalhadores sobre o assunto. A iniciativa do abaixo-assinado conta com o apoio do sindicato.
A decisão publicada em maio deu prazo de cinco dias para que a RAC quitasse os valores. A pena por descumprimento seria multa diária de R$ 500,00 por trabalhador. Responsável pelos jornais Correio Popular, Notícia Já e Gazeta de Piracicaba, pelas revistas Metrópole e VCP News, e pelo portal RAC.com, a Rede Anhanguera de Comunicação atrasa os salários dos funcionários desde 2015. Em fevereiro deste ano, o sindicato denunciou que a empresa tinha acertado somente metade do salário de novembro. Os valores de dezembro, janeiro, 13° e 1/3 de férias seguiam em aberto. Sem acordo com a RAC, os jornalistas decidiram fazer a greve. O movimento se estende até hoje, 131 dias depois do início da paralisação.
À época da decisão, o sindicato informou que o Tribunal determinou envio de ofício com a íntegra do processo ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para que outras medidas pertinentes sejam tomadas. A RAC não se manifestou sobre o acórdão.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…