Em Santos, jornalista comanda curso sobre gastos públicos

“Transparências nos gastos públicos – como seguir o dinheiro?” será realizado em Santos a partir de sábado, 23 de novembro. Curso livre será conduzido pelo jornalista Sérgio Vieira

Experiência em apuração, interesse em cruzamento de dados e vontade em fiscalizar o que agentes públicos, principalmente aqueles que ocupam cargos eletivos, fazem com o dinheiro do povo. Com esse perfil, o jornalista Sérgio Vieira organiza curso livre a ser realizado em Santos (SP). A partir de sábado, 23, ele estará à frente de “Transparências nos gastos públicos – como seguir o dinheiro?”. Com carga de 12 horas, o treinamento está com inscrições abertas. Tendo jornalistas e estudantes de comunicação como público-alvo, o professor indica que a iniciativa pode ser proveitosa para advogados, servidores, professores e até o cidadão comum que almeja acompanhar o trabalho de quem ajudou a eleger nas últimas eleições, por exemplo.

Leia mais:

“Tão importante quanto escolher em quem depositar o voto é acompanhar como verdadeiramente é gasto o dinheiro do contribuinte. Em tempos de Operação Lava Jato e de descobertas de esquemas de corrupção, é fundamental que a gente saiba fiscalizar os investimentos públicos. Mas evidente que nem sempre é fácil saber quais são as ferramentas necessárias para chegar a esse objetivo”, salienta o jornalista — e professor — Sérgio Vieira, em postagem de divulgação do curso em seu perfil no Facebook. Sobre as aulas de “Transparências nos gastos públicos – como seguir o dinheiro?”, ele adianta que será o responsável por ensinar sobre técnicas de como cruzar dados. Mostrará, ainda, como os alunos devem “farejar” o que é divulgado em canais como Diário Oficial, Portal da Transparência, juntas comerciais e tribunais eleitorais.

Diretor de redação do Diário do Grande ABC por cinco anos, Sérgio Vieira reforça que tem experiência quando o assunto é cobertura de gastos públicos. Aponta que, em sala de aula, essa bagagem ajudará, antes de mais nada, a ampliar o sentimento de cidadania. “Ao longo da minha carreira, tive a oportunidade de realizar muitas reportagens a partir de cruzamentos de dados — sempre seguindo o dinheiro — e que resultaram até em operações da Polícia Federal. Cidadania, prestação de serviço e a satisfação de, em muitos casos, olhar o que pouca gente consegue enxergar. E é isso que vamos debater e o que pretendo dividir com vocês nessas horas do curso”, comenta o profissional que tem 42 anos de idade e mais de duas décadas dedicadas ao jornalismo.

O professor

Além da experiência à frente da redação do Diário do Grande ABC, Sérgio Vieira tem trabalhos na televisão e na área de comunicação pública. Passou em veículos como Rede TV, Canal Rural e TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na Baixada Santista e no Vale do Ribeira. Trabalhou, ainda, como coordenador do Núcleo Regional da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo e foi chefe de imprensa da Secretaria de Comunicação na Prefeitura de Santos. Sua ligação com a cidade de Santos segue com o livro Raimundos – o Show que Nunca Terminou e com a sua formação acadêmica, uma vez que se graduou em jornalismo pela Universidade Santa Cecília (Unisanta). A instituição de ensino, aliás, receberá o curso livre “Transparências nos gastos públicos – como seguir o dinheiro?”.

(Imagem: divulgação)

Serviço

O quê?
Curso: Transparências nos gastos públicos – como seguir o dinheiro?

Professor?
Sérgio Vieira – jornalista com mais de 20 anos de carreira

Quando?
A partir de 23 de novembro, com encontros das 9h às 13h

Como participar?
Inscrições disponíveis na internet, com valor de R$ 300,oo (podendo ser parcelado em duas vezes)

Onde?
Universidade Santa Cecília – Unisanta
(Rua Oswaldo Cruz, 277 – Boqueirão – Santos/SP)

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

12 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

12 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

12 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

12 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

12 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

12 horas ago