O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) orientou garimpeiros, lideranças comunitárias e gestores da cidade de Aripuanã, em Mato Grosso, sobre a ilegalidade do garimpo na área da fazenda Dardanelos, a cerca de mil quilômetros de Cuiabá.
O assunto foi discutido em uma reunião, realizada na quinta-feira, 8, que contou com a participação de representantes do DNPM, do Ministério Público, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e de garimpeiros.
A região foi alvo de uma verdadeira corrida pelo ouro no último mês, motivada por mensagens de WhatsApp e notícias falsas (fake news).
Segundo o diretor de fiscalização do DNPM, Valter Lins Arcoverde, a área já pertence a uma empresa que realiza estudos e aguarda a licença ambiental para dar início a um grande empreendimento mineral. Ele explica que, pela própria dificuldade do garimpo, as pessoas já estão deixando o local.
No entanto, segundo o prefeito de Aripuanã, Jonas Canarinho, não está descartada a atuação da Polícia Federal para que todos os garimpeiros deixem a área.
Procurada, a Superintendência da Polícia Federal em Mato Grosso informou que aguarda decisão judicial para atuar na retirada dos ocupantes da área.
Uma solução apresentada pelos órgãos participantes da reunião foi a de que os garimpeiros organizem pedidos de permissão de lavra garimpeira em áreas já autorizadas pelo departamento mineral.
***** ***** ****** ***** *****
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente