As transformações no modelo de negócio das organizações e o crescimento da terceirização vêm gerando um aumento expressivo no número de agências e consultores de comunicação no mercado. Os diversos “subsegmentos” da área de comunicação em que atuam estas agências e as diferentes estruturas adotadas por elas, muitas vezes geram dúvidas por parte do contratante sobre a melhor maneira de entendê-las e geri-las.
Para otimizar recursos humanos e financeiros, além de trazer melhores resultados para os projetos de comunicação realizados por terceiros, é fundamental que o contratante, ou o famoso “cliente”, compreenda o processo de seleção, gestão e avaliação dessas empresas especializadas em serviços de comunicação e marketing.
A diferença entre contratar um mero fornecedor e engajar um parceiro de negócios é enorme e, nessas horas, faz toda a diferença! A confiança mútua é fator-chave, e quanto mais sólida, próxima e transparente a parceria, melhores os resultados para ambos os lados.
Assim, é essencial que empresas e agências se empenhem para desvendar os principais entraves desta relação, já que, muitas vezes, eles impedem que os resultados de marketing e comunicação sejam melhores e atrapalham relacionamentos promissores entre grandes empresas e talentosas agências.
Por isso, mais do que pensar na melhor proposta e na agência mais renomada, é essencial refletir sobre a relação que está sendo criada entre fornecedor e cliente desde o momento da concorrência. Com esse foco, aqueles problemas que impedem que o trabalho flua corretamente podem ser evitados.
Já existem, inclusive, profissionais dedicados a pensar em como melhorar esta relação e a ajudar empresas e equipes de comunicação a desenhar os processos de contratação, gestão e avaliação do trabalho de forma mais eficaz. Para mais informações, acesse: www.mutuaparcerias.com.