CARREIRA

Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário abre inscrições

Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário - inscrições abertas
(Imagem: divulgação)

2º Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário será realizado em São Paulo no dia 3 de setembro. Promovido pelo Centro de Estudos de Comunicação, evento está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o 2º Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário, que acontecerá no Unibes Cultural, em São Paulo, no dia 3 de setembro. O evento tem como foco o debate sobre o jornalismo cidadão – que, segundo o pesquisador espanhol Manuel Castells, motiva as pessoas a transformar o mundo em que vivem. Interessados podem se inscrever no site.

O encontro é promovido pelo Centro de Estudos da Comunicação – que tem como objetivo divulgar e valorizar o trabalho jornalístico – e tem o apoio institucional da Abraji. Os editores, repórteres, digital influencers e acadêmicos presentes no fórum irão debater questões como o papel das mídias sociais e a importância do jornalismo local.

Leia mais:

A programação do evento inclui quatro debates. Das 10h30 às 12h, representantes do Google, do Twitter e do Facebook conversam com Carlos Aros, diretor de conteúdo da Jovem Pan News e com Carlos Costa, professor da Cásper Líbero, sobre a contribuição das plataformas digitais para o trabalho jornalístico.

Após intervalo para almoço, a mesa “Comunicação que cria laços”, das 13h30 às 15h, será composta por Cíntia Moreira Gomes, co-fundadora e editora da Agência Mural da Periferia; Marco Antonio Sabino de Souza, secretário especial de comunicação da prefeitura de São Paulo; e Ubirajara de Oliveira, fundador e publisher do Jornal da Gente. A mediação da conversa é de José Geraldo de Oliveira, professor da Unip e consultor da TV Cultura.

O encontro é promovido pelo Centro de Estudos da Comunicação – que tem como objetivo divulgar e valorizar o trabalho jornalístico

Às 15h, o professor da Escola de Comunicações e Artes da USP Eugênio Bucci fará uma breve palestra sobre a necessidade do trabalho dos jornalistas para o Brasil atual.

Em seguida, às 15h30, Aline Pagnan, coordenadora das edições online do Jornal da Região; Cleber Mata, secretário de Estado da Comunicação do Governo do Estado de São Paulo; João Jabbour, diretor de redação do Grupo Cidade e Osmar Chor, diretor de Jornalismo da TV Tem debatem sobre a importância do jornalismo regional. A mediação da conversa será feita por Marcelo Santos de Moraes, professor da Faculdade Cásper Líbero.

O debate de encerramento do fórum começa às 17h, com duração de 1h. Ana Maria Coluccio, editora do jornal São Paulo Zona Sul; Jeferson Martins, diretor do jornal Visão Oeste, de Osasco; José Carlos da Rocha, presidente do Fórum Democracia e da Rádio Dalila falam compartilham suas experiências no jornalismo local, sob a mediação de Antonio Assiz, coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Cruzeiro do Sul.

No dia do evento, é necessário levar um quilo de alimento não perecível.

Serviço:

O quê?
2º Fórum de Jornalismo Regional e Comunitário

Quando?
3 de setembro, das 10h às 18h

Como participar?
Inscrições disponíveis no site do evento

Onde?
Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2.500, ao lado da Estação Sumaré do metrô)

 

***** ***** ***** ****** *****

Por Natália Silva.

SOBRE O AUTOR

Abraji

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se