Gilmar Mendes barra investigações contra Glenn Greenwald

Ministro do STF decidiu em favor do fundador do site The Intercept Brasil. Liminar concedida por Gilmar Mendes impede prosseguimento de investigações contra Glenn Greenwald

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu na noite de quarta-feira, 7, uma liminar (decisão provisória) para impedir que o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, responsável pelo site The Intercept Brasil, seja investigado ou responsabilizado por receber, obter ou publicar informações.

O pedido de liminar havia sido feito pelo partido Rede Sustentabilidade. Desde junho, o Intercept tem publicado mensagens trocadas por autoridades da República. Glenn Greenwald afirma ter obtido o material de uma fonte anônima.

Leia também:

Na decisão, Gilmar mendes escreveu ser “corolário imediato da liberdade de expressão o direito de obter, produzir e divulgar fatos e notícias por quaisquer meios. O sigilo constitucional da fonte jornalística (art. 5º, inciso XIV, da CF) impossibilita que o Estado utilize medidas coercivas para constranger a atuação profissional e devassar a forma de recepção e transmissão daquilo que é trazido a conhecimento público”.

“O sigilo constitucional da fonte jornalística (art. 5º, inciso XIV, da CF) impossibilita que o Estado utilize medidas coercivas”

Para o ministro do STF, apesar de a Polícia Federal e outros órgãos não terem confirmado a existência de investigações contra o jornalista Glenn Greenwald, “nenhum desses órgãos descartou a possibilidade futura de abertura”, motivo pelo qual resolveu conceder a liminar.

“A própria maneira escamoteada e automatizada como vêm se desenvolvendo atos inquisitivos sobre a movimentação financeira dos cidadãos confirma que a demora na concessão da tutela pleiteada nesta ação traduz-se em perigo de dano irreparável às garantias individuais do jornalista”, escreveu Gilmar Mendes.

gilmar mendes - glenn greenwald - stfgilmar mendes - glenn greenwald - stf
Gilmar Mendes: decisão em favor de Glenn (Imagem: EBC)

***** ***** ***** ***** *****

Reportagem: Felipe Pontes
Edição: Valéria Aguiar

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
0
0
Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

Recent Posts

Startup GRTS Digital recebe R$ 3,4 milhões do Fundo GovTech

Fundos Cedro, KPTL e Aleve Legal Tech aportam capital na HRTech especialista em gestão de…

11 horas ago

EBC Financial Group Recebe Vários Prêmios em 2025

EBC recebe os prêmios World Finance e Online Money Awards pela liderança na negociação de…

11 horas ago

ADLOCAL, MTO e Revanesse impulsionam marketing na saúde

Projeto conjunto entre ADLOCAL, MTO e Revanesse oferece estrutura de marketing digital cooperado para médicos,…

11 horas ago

Axi lança campanha ‘Trocando de lugares’ com estrelas do Manchester City Feminino

SYDNEY, July 03, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A principal corretora online de FX e CFD,…

11 horas ago

Grant Thornton abre inscrições para trainees

Seleção contempla modelo híbrido, com atuação em 16 cidades brasileiras e oportunidades para estudantes e…

1 dia ago

Especialista ensina como hobby vira negócio lucrativo

Lívia Cortinóvis, empreendedora criativa e fundadora da Corartte, compartilha diretrizes para transformar paixões pessoais em…

1 dia ago