OPINIÃO

4 dicas para desenvolvimento de audiência em redações digitais

Google - 4 dicas para desenvolvimento de audiência em redações digitais
Imagem: Reprodução/ iStock

Confira o material desenvolvido pelo diretor de parcerias do Google

O Programa de Crescimento Digital da Google News Initiative (GNI), lançado em 2020, é um programa global para ajudar editores de notícias a navegar na complexidade da transformação digital. Gratuito para todos os participantes, ele tem como objetivo ajudar organizações de notícias de pequeno e médio porte em todo o mundo a desenvolver os recursos necessários para acelerar o crescimento de seus negócios online.

O programa é formado por lições aprendidas durante projetos e programas da GNI, e foi desenvolvido em colaboração com especialistas da indústria e associações como FT Strategies e Mather Economics, News Revenue Hub, INMA, Local Media Association e WAN-IFRA.

Leia mais:

Na última semana, o Google lançou a segunda série de workshops com foco no desenvolvimento de audiência. Com base nisso, Ben Monnie, diretor de parcerias globais do GNI, descreve as quatro áreas principais a serem consideradas ao criar uma estratégia sólida com este foco.

1. Compreensão profunda dos seus leitores, seus comportamentos e demandas por informação

O primeiro passo para ser capaz de desenvolver, crescer e envolver seu público é compreendê-lo com profundidade e responder às suas necessidades de informação. O que significa para você ser essencial para os leitores? Como você os informa de modo que possam guiar suas decisões diárias de modo mais consciente e produtivo?

Para responder a essas perguntas, você pode fazer uso de pesquisas de audiência, entrevistas, construção de personas e/ou mapear as necessidades da audiência em relação a essas personas usando metodologias como a jobs-to-be-done. Um ótimo ponto de partida para fazer tudo isso é por meio da News Consumer Insights, da GNI, que é o elemento central da atual série de workshops do Programa de Crescimento Digital.

2. Ferramentas e recursos poderosos para análise de dados

Além de entender as necessidades do seu público, medir ativamente como eles se envolvem com sua plataforma é fundamental. Ter acesso a dados de alta qualidade sobre o seu site por meio de serviços de análise de audiência é a base para alcançar uma compreensão qualificada e consistente sobre o modo como o público interage com o seu conteúdo.

Ferramentas como News Consumer Insights, Realtime Content Insights e News Tagging Guide podem ser maneiras poderosas de rastrear seu progresso e entender como melhorar o engajamento de seu público.

Participantes podem aplicar conhecimento por meio de exercícios interativos usando ferramentas como o News Consumer Insights, do Google

3. Metas e objetivos claros

Entender a fundo as necessidades do seu público leitor e usar ferramentas de análise são primeiros passos importantes, mas o sucesso a longo prazo depende do estabelecimento de metas e objetivos claros para o desenvolvimento da sua audiência. Quando eu estava liderando a estratégia no The New York Times, sempre nos baseamos em um objetivo orientador (“North Star”) e avaliamos o que era necessário para atingir essa meta. Para construir uma estratégia de público bem-sucedida, as empresas de notícias precisam definir uma meta de receita e entender quais objetivos e métricas de público podem permitir alcançar essa meta.

Neste workshop, incluímos discussões sobre questões importantes, como quais são as métricas que você deve observar a curto, médio e longo prazo? Como você prioriza essas métricas? Como você acompanha a meta de forma adequada?

5. Uma estrutura organizacional, estratégica e cultural que prioriza o público

Separadas, essas etapas acima não vão acelerar repentinamente seus esforços de desenvolvimento de público ou levar imediatamente a resultados desproporcionais. O modo como você ou sua empresa de notícias se engajam em torno dos objetivos e metas relacionados à audiência é um fator extremamente importante para se atingir os objetivos de crescimento.

É importante buscar refletir suas metas de audiência em todas as áreas e garantir que tanto a redação quanto a área comercial estejam cientes e treinadas para apoiar seus objetivos. Dar orientações sobre as métricas e metas, demonstrando como são elementos importantes para o desenvolvimento de toda a organização, ajudará a sustentar uma cultura que leva a um maior crescimento e engajamento do público no longo prazo.

Sobre a série de workshops do GNI

O primeiro workshop da série sobre Desenvolvimento de Audiência intitulado “Compreendendo sua audiência” já está disponível sob demanda neste link. A programação terá a participação de especialistas e segue com os seguintes temas:

  • “Ampliando o alcance e aprofundando o engajamento” (31/03)
  • “Estabelecendo uma cultura focada em audiência” (14/04);
  • “Como aumentar seu público e mantê-lo engajado no Brasil” (22/04).

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente pelo site, o conteúdo será transmitido ao vivo e ficará acessível para consumo posterior sob demanda.

*Ben Monnie é diretor de parcerias globais do Google News Initiative

SOBRE O AUTOR

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

COMENTAR

COMENTAR