Novidades foram anunciadas na última semana. Buscas no Google passarão a contar com recursos de realidade aumentada e audiodescrição
A empresa Google anunciou novos produtos e ferramentas em sua conferência anual realizada na semana passada na sede da companhia, a Google I/O 2019. Uma delas é a adoção de realidade aumentada nos resultados de busca. A outra é relacionada à audiodescrição.
Será possível visualizar um objeto em 3D utilizando a câmera do celular ou algum outro dispositivo da empresa (como as lentes Google Lens). Quem quiser procurar um animal, por exemplo, poderá vê-lo em 3D, em vez de somente uma imagem em 2D.
A adoção de realidade aumentada permitirá que o indivíduo possa projetá-lo no local onde ele estiver. Assim, no exemplo citado, uma pessoa poderá ver o animal buscado no local onde estiver, usando a câmera (veja a simulação apresentada na conferência aqui).
Audiodescrição de imagens
Outra novidade anunciada foi a inclusão de audiodescrição em imagens com texto. Ao apontar a câmera para uma placa ou papel, por exemplo, o sistema pode transformar os caracteres em som, “lendo” o que está escrito.
Além disso, a ferramenta virá com opção de tradução. Atualmente, a empresa já fornece um serviço próprio (Google Tradutor), para tradução em dezenas de idiomas. A novidade será a possibilidade de reconhecer palavras e dizeres por meio da câmera e traduzi-las para outros idiomas.
Com os anúncios, o Google reforça sua condição de líder monopolista de mercado. No Brasil, a empresa domina mais de 90% do mercado de buscas, conforme a consultoria Statcounter. Globalmente, o Android chegou a 88% do mercado de sistemas operacionais móveis, de acordo com a consultoria Statista.
Leia mais – ‘Comunicação’:
- Hamilton Mourão será entrevistado em congresso de jornalismo
- PGR reitera posição contra inquérito do STF sobre fake news
- Caso Sidão: repórter da Globo chorou, diz colega
- Com programa “de lascar”, radialista recebe ameaças de morte
- Proposta garante isonomia à imprensa em entrevistas coletivas
- Repórter é demitido do Grupo Globo após xingar colega de “piranha”
- Decreto sobre uso de armas amplia porte para deputados e jornalistas
***** ***** ***** ***** *****
Reportagem: Jonas Valente
Edição: Denise Griesinger