COMUNICAÇÃO

Google terá busca com realidade aumentada e audiodescrição

google - realidade aumentada - audiodescricao
Logotipo do Google é exibido dentro de um prédio de escritórios em Zurique, Suíça (Imagem: arquivo/Reuters)

Novidades foram anunciadas na última semana. Buscas no Google passarão a contar com recursos de realidade aumentada e audiodescrição

A empresa Google anunciou novos produtos e ferramentas em sua conferência anual realizada na semana passada na sede da companhia, a Google I/O 2019. Uma delas é a adoção de realidade aumentada nos resultados de busca. A outra é relacionada à audiodescrição.

Será possível visualizar um objeto em 3D utilizando a câmera do celular ou algum outro dispositivo da empresa (como as lentes Google Lens). Quem quiser procurar um animal, por exemplo, poderá vê-lo em 3D, em vez de somente uma imagem em 2D.

A adoção de realidade aumentada permitirá que o indivíduo possa projetá-lo no local onde ele estiver. Assim, no exemplo citado, uma pessoa poderá ver o animal buscado no local onde estiver, usando a câmera (veja a simulação apresentada na conferência aqui).

Audiodescrição de imagens

Outra novidade anunciada foi a inclusão de audiodescrição em imagens com texto. Ao apontar a câmera para uma placa ou papel, por exemplo, o sistema pode transformar os caracteres em som, “lendo” o que está escrito.

Além disso, a ferramenta virá com opção de tradução. Atualmente, a empresa já fornece um serviço próprio (Google Tradutor), para tradução em dezenas de idiomas. A novidade será a possibilidade de reconhecer palavras e dizeres por meio da câmera e traduzi-las para outros idiomas.

Com os anúncios, o Google reforça sua condição de líder monopolista de mercado. No Brasil, a empresa domina mais de 90% do mercado de buscas, conforme a consultoria Statcounter. Globalmente, o Android chegou a 88% do mercado de sistemas operacionais móveis, de acordo com a consultoria Statista.

Leia mais – ‘Comunicação’:

***** ***** ***** ***** *****

Reportagem: Jonas Valente
Edição: Denise Griesinger

SOBRE O AUTOR

Agência Brasil

Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se