O grupo de comunicação gaúcho RBS está investindo na modernização de seus parques tecnológicos de televisão e rádio. Dona de 15 veículos de comunicação no Rio Grande do Sul, a empresa anunciou que destinará R$ 63 milhões a esta finalidade, com projetos que seguirão até 2024. A novidade foi divulgada na última quarta-feira, 21, pelo GaúchaZH, site de notícias do grupo.
De acordo com a matéria, a aplicação dos recursos começará já em 2021, com o objetivo de evoluir “produtos, tecnologia e posicionamento de marca”. No rádio, o investimento proporcionará melhorias em toda a infraestrutura das emissoras, preparando-as para uma integração com o meio digital.
“Serão R$ 14 milhões que garantirão a modernização de toda a infraestrutura de rádio, reforçando a crença da empresa no meio, preparando a RBS para adotar novas soluções que surgem para a rádio do futuro, como transmissão em novas plataformas, novos formatos de consumo e segmentação de mídia”, aponta o texto.
As equipes de produção de conteúdo também serão beneficiadas com os recursos, que serão utilizados para a compra de equipamentos que garantam a capacidade de produção de materiais para diferentes plataformas, além de conferir mais mobilidade, leveza e agilidade para as coberturas. A intenção do grupo é caminhar para o encerramento das transmissões em AM no dia 31 de julho, seguindo uma tendência mundial que já pode ser percebida no comportamento dos ouvintes da região.
Para completar o combo de mudanças, o site GaúchaZH destaca, ainda, que a rádio Gaúcha passará por uma mudança de posicionamento e ganhará novos programas, assumindo o reforçando a presença do jornalismo na grade. A programação será levada ao público em agosto.
Os investimentos em televisão impactarão os telespectadores da afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, a RBS TV. No canal, as modificações iniciaram em 2019, com a aquisição de novos equipamentos de operação e transmissão.
Seguindo a previsão de R$ 49 milhões em quatro anos, agora a marca encontra-se na etapa de digitalização do processo, visando a melhoria na qualidade dos vídeos e áudios levados ao público. Para isso, serão utilizadas tecnologias que permitem personalização de conteúdo, alta qualidade e expansão de negócios.
“Em breve, o consumidor perceberá os avanços significativos de qualidade, e os clientes terão uma gama de novas oportunidades de relacionamento com o público. Somos uma empresa de conteúdo, de jornalismo, esporte e entretenimento, e a tecnologia é o suporte para toda essa produção”, destaca o presidente da RBS, Claudio Toigo Filho, à redação do GaúchaZH.
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