Mudança no jornalismo político brasileiro. Colunista do site da revista Época, Guilherme Amado prepara-se para trocar de redação. Notícia divulgada em primeira mão pela RedeTV na internet e confirmada na noite desta terça-feira, 27, pelo Portal Comunique-se dá conta de que ele vive os últimos dias como colaborador do veículo de comunicação pertencente ao Grupo Globo. Isso porque, em breve, passará a trabalhar para o portal Metrópoles.
Com o acerto junto ao Metrópoles, portal de notícias baseado em Brasília e que é um dos domínios mais acessados no país, Amado passou a cumprir aviso prévio como colunista da Editora Globo, divisão de negócios do conglomerado da família Marinho responsável pela marca Época. A partir de 17 de maio, o nome dele será inserido no expediente da nova redação.
Guilherme Amado não mudará, a priori, a editoria abordada. Seguirá atuando com jornalismo investigativo, sobretudo mirando informações exclusivas voltadas aos bastidores do poder. Além de desempenhar tal função na Época no decorrer dos últimos anos, ele soma no currículo passagens por O Globo, pela sucursal da revista Veja no Distrito Federal, pelo Correio Braziliense e pelo jornal carioca Extra.
No novo emprego, Guilherme Amado não ficará restrito a ter um blog dedicado a publicar notinhas sobre o cenário político do país — como vinha ocorrendo nos últimos anos na Época. A partir de maio, ele desenvolverá projetos para além da mídia escrita. Estará, por exemplo, à frente de projetos em vídeo e também deverá implementar podcasts para o seu mais novo empregador na imprensa.
Guilherme Amado não estará só na decisão de trocar o Grupo Globo pelo projeto multimídia do portal Metrópoles. Atualmente colaboradores da coluna editada por ele na Época, Naomi Matsui e Eduardo Barreto seguirão exatamente o mesmo caminho. Mais do que isso, o que hoje é um trio dentro da estrutura da Editora Globo irá se transformar em quinteto. Outros dois jornalistas serão contratados para formar o time dedicado à futura coluna.
O que também mudará é o acesso do público internauta aos conteúdos produzidos por Guilherme Amado e equipe. No site da revista Época, o material publicado fica com acesso liberado somente aos assinantes do veículo de comunicação, seguindo a política de paywall imposta aos títulos mantidos pela Editora Globo. No Metrópoles, essa estratégia inexiste. Ou seja, a partir de maio, as análises e os furos jornalísticos publicados pela equipe liderada por Guilherme Amado estarão abertos para todos os usuários da web.
A PwC anunciou hoje a abertura de sua primeira zona de experiência de IA da…
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…