Mudança no comando jornalístico do Grupo Jovem Pan. Um dos responsáveis pela implementação da Jovem Pan News TV, Humberto Candil está de saída da empresa, onde atuou como diretor de redação desde janeiro de 2021. O fim do vínculo entre as partes foi selado na tarde desta sexta-feira, 18.
Leia mais:
- Grupo CDI anuncia fusão com duas agências
- Tiago Leifert volta ao jornalismo esportivo
- UOL estreia 8 newsletters segmentadas
Candil chegou à JP com a missão de ajudar a tornar realidade o antigo sonho do dono do grupo de mídia, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha: levar a marca de volta à televisão. O que ocorreu em 27 de outubro do ano passado, com direito a entrevista exclusiva com o presidente Jair Bolsonaro.
À frente da direção de redação do Grupo Jovem Pan, o executivo cuidou de produtos jornalísticos que se destacaram na audiência de forma multimídia, com sucesso de público no rádio, na internet e, posteriormente, na televisão por assinatura. No prime time da TV paga, por exemplo, a então novata emissora ocupou a vice-liderança entre canais de notícias no início de dezembro. No YouTube, o canal Jovem Pan News registra 4,58 milhões de inscritos.
O diretor de redação não é, contudo, a primeira baixa da cúpula da Jovem Pan neste mês de fevereiro. Há 10 dias, quem deixou o grupo de comunicação comandado por Tutinha foi Homero Salles. Conforme registrado pelo Portal Comunique-se, Salles permaneceu por apenas três meses na empresa, atuando como espécie de consultor para o projeto televisivo.
Desde o fim do ano passado, Candil enfrentou problemas de saúde. Foi contaminado mais de uma vez pelo novo coronavírus. Nas últimas semanas, para se recuperar de outras questões pessoais, o jornalista estava em férias. No retorno, oficializou a sua saída da Jovem Pan, mas prestou agradecimentos antes da despedida.
A TV Jovem Pan News veio para arrebentar e criar um novo paradigma. Tenho muito orgulho disso — Humberto Candil ao se despedir da direção de redação da Jovem Pan
“Caros amigos: orgulho-me de ter feito parte desse projeto vitorioso, que tanto o Brasil precisava. Agradeço a todos e em especial ao Tutinha, que me confiou o seu bebê”, escreve Humberto Candil. “A TV Jovem Pan News veio para arrebentar e criar um novo paradigma. Tenho muito orgulho disso. Com mais dois stents no coração parto para uma nova empreitada”, prossegue o executivo, indicando que teve de lidar com problema cardíaco sério. “Agradeço a todos pelo coleguismo e a amizade. Ao Tutinha pela confiança. Vocês são um time vitorioso! Cuidem do sucesso. Um beijo no coração de cada um. Gratidão, gratidão, gratidão”.
Trajetória de Humberto Candil
Com mais de três décadas de carreira na imprensa, Humberto Candil é graduado em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e conta com título de mestre em ciências da comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Antes de construir trajetória no telejornalismo, atuou como produtor e locutor da Continental Radio, de Boston (Estados Unidos).
No Brasil, foi editor de telejornais do SBT e da TV Cultura, na década de 1990. Posteriormente, acumulou responsabilidades e promoções dentro do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Foi, por exemplo, diretor-geral do BandNews TV e diretor de jornalismo do canal Terra Viva. Antes de chegar à Jovem Pan, exerceu o cargo de editor-chefe da CNN Brasil de dezembro de 2019 (antes da emissora entrar no ar, em março de 2020) a janeiro de 2021.
Leia também: Jovem Pan: três baixas em menos de uma semana