COMUNICAÇÃO

Humilhado nas urnas, Alckmin troca palanque por estúdio

Geraldo Alckimin - comunicador da tv gazeta
Geraldo Alckmin: presidente do PSDB e colaborador da TV Gazeta (Imagem: Mariana Cavalcanti/TV Gazeta)

Ainda presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin dá passo para fora da política partidária. Ex-governador de São Paulo é anunciado como colaborador da TV Gazeta

Governador de São Paulo por quatro ocasiões e presidente nacional do PSDB, Geraldo Alckmin dá sinais de que, momentaneamente, a política deixa de ser a sua prioridade profissional. Com formação na área médica, o tucano se prepara para trocar o palanque e as discussões com aliados por um estúdio de televisão. Nesta semana, ele foi anunciado como o mais novo colaborador da TV Gazeta.

Na emissora, Alckmin, em versão comunicador, integrará a equipe do reformulado ‘Todo Seu’ a partir de 1º de abril. A data marca a estreia do programa apresentado por Ronnie Von na faixa da tarde — depois de 15 anos sendo transmitido à noite. Segundo comunicado enviado pela emissora à imprensa, a participação do ex-governador funcionará como espécie de consultor para pautas relacionados à saúde e à qualidade de vida.

“Serão abordados temas como o impacto no stress na vida da população, a importância da alimentação saudável, atividades físicas, utilização de métodos naturais na rotina – ou seja, informações, sugestões e recomendações para que o cotidiano das pessoas seja mais saudável”, avisa a equipe da TV Gazeta, indo ao encontro do que foi noticiado em primeira mão pela coluna de Flávio Ricco no UOL. Baseado na capital paulista, o canal se refere ao seu mais novo reforço como “doutor”.

Reportagem do Portal Comunique-se apura que o termo “colaborador” para se referir ao relacionamento de Geraldo Alckmin com a TV Gazeta vai além de mera formalidade do departamento de recursos humanos do veículo de comunicação mantido pela Fundação Cásper Líbero. Informações de bastidores dão conta que as participações dele no ‘Todo Seu’ não serão remuneradas.

Geraldo Alckimin e Marines Mariana Cavalcanti - tv gazeta
Geraldo Alckimin e Marinês Rodrigues, supervisora de programação da TV Gazeta (Imagem: Mariana Cavalcanti/TV Gazeta)

Humilhado nas urnas

A estreia de Geraldo Alckmin como comunicador ocorre meses depois de ele apostar alto na propaganda eleitoral e acabar humilhado nas urnas na disputa pela presidência da República. Na corrida pela sucessão de Michel Temer no Palácio do Planalto, ele costurou apoios com partidos do chamado “centrão” e ficou com o maior tempo de rádio e televisão no horário político. Somente a sua chapa era responsável por mais de 40% da divisão entre os presidenciáveis. A estratégia, contudo, não deu certo. O tucano amargurou a quarta colocação, registrando somente 4,76% dos votos válidos. Agora, o candidato derrotado passa a fazer parte da imprensa brasileira.

Fora do dia a dia dos bastidores do poder, Alckmin conciliará a colaboração na TV Gazeta com outra atividade. Desde o começo do ano, ele é contratado da Universidade Nove de Julho (Uninove). Na instituição de ensino superior, participa de eventos relacionados aos cursos da área médica. Graduado em medicina pela Universidade de Taubaté, o futuro colaborador do ‘Todo Seu’ é especializado em anestesiologia pelo Hospital do Servidor do Estado de São Paulo. Na esfera dos estudos, também tem vínculo com a política. Foi fellow do Institute Weatherhead Center estudando política internacional e políticas públicas. Por fim, cursou Leading Cities de gestão pública municipal.

Com essas experiências, o comunicador Geraldo Alckmin quer enriquecer os conhecimentos do público da TV Gazeta de São Paulo.

Leia mais:

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 29 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há dez anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se