A partir de 1º de janeiro de 2022, um ponto de audiência conquistado por determinado programa na Grande São Paulo representará um público menor do que o atual. Atualmente, o 1,0 registrado no Ibope na região da capital paulista representa 76.577 domicílios sintonizados. Com a virada do ano, a pontuação significará 74.666 televisores ligados.
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Esse é somente um dos exemplos da atualização no modelo de pontuação aferido pela Kantar Ibope Media. Em comunicado divulgado na última semana, a empresa afirmou que haverá uma nova representatividade no ponto de audiência nas 15 localidades que acompanha normalmente, além da soma desses mercados — que compõem o chamado Painel Nacional de Televisão (PNT).
A nova tabela de valores de audiência vai além da relação ponto X montante de televisores sintonizados. O Ibope confirma que, conforme a sua aferição a partir do começo de 2022, o ajuste também se dará na parte de “indivíduos com o TV”. Dessa forma, um ponto cravado representará dois indicadores ao mesmo tempo: 258.821 domicílios com TV e 713.821 telespectadores impactados. Nessa conta, a empresa leva em consideração cerca de 2,7 pessoas por aparelho televisivo.
“Um ponto equivale a 1% do universo pesquisado em cada praça aferida”, comenta a equipe da Kantar Ibope Media. Com população estimada em 20,5 milhões, a Região Metropolitana de São Paulo, localidade mais valorizada pelo mercado anunciante, passará a ter um ponto do Ibope como representação da audiência por mais de 205 mil pessoas.
Nova pontuação do Ibope
Com a presença de Campinas (SP) como a única não capital estadual na lista, confira a atualização da pontuação aferida pelo Ibope para programas de TV.