Portal Comunique-se

Inscrições para curso de checagem de fatos no Ceará

nutra brasil - topo mega banner

Curso de checagem de fatos será realizado na Unifor, em Fortaleza. Treinamento será realizado de 28 a 30 de agosto. “Fact-checking: ferramentas e processos para a checagem de discursos públicos” está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o curso Fact-checking: ferramentas e processos para a checagem de discursos públicos, realizado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) em parceria com a pesquisadora e jornalista de dados Thays Lavor. Para participar do treinamento — que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de agosto, das 18h às 22h, na sede da Unifor –, é necessário pagar uma taxa de inscrição por meio do site.

Responsável pela organização do curso, Lavor explica que a checagem de fatos ganhou novos contornos dentro do jornalismo. “Com o auxílio de ferramentas digitais e do acesso a bancos de dados estruturados, é possível verificar a exatidão das informações divulgadas, sobretudo, por políticos em cargos públicos e, assim, atualizar a missão jornalística de vigilância e cuidado da democracia”, afirma. Formada pela Unifor, a jornalista tem experiência na área de verificação de informações: nas eleições de 2018, foi coordenadora regional do Truco,  projeto de fact-checking da Agência Pública de Jornalismo Investigativo (A Pública).

Durante o treinamento, os participantes terão contato com ferramentas usadas na checagem de fatos e com atalhos para checar frases. Segundo a jornalista, o principal objetivo do curso é “preparar jornalistas e estudantes para atuar em coberturas eleitorais e no jornalismo diário”. Ainda que o curso seja voltado para estudantes de jornalismo, qualquer pessoa com interesse no tema pode participar. “Entendemos a importância da mobilização de todos no combate à desinformação”, defende Lavor, que divulgou a ementa e outras informações sobre o curso em rede social.

Estudantes de ensino superior, membros da Escola de Dados e grupos de cinco pessoas ou mais têm desconto de 10% na inscrição. Para confirmar o desconto, é necessário enviar um email para thays.lavor@gmail.com e preencher o campo “assunto” com o nome do curso.

Serviço

O quê?
Fact-checking: ferramentas e processos para a checagem de discursos públicos

Quando?
28, 29 e 30 de agosto

Como participar?
Inscrições disponíveis na internet

Onde?
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Empresarial (Nepce) do curso de Jornalismo da Unifor

Compartilhe

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

nutra brasil - topo mega banner