Jornalistas movimentam o mercado editorial

Mário Russo e Moisés Rabinovici lançaram livros de crônicas e reportagens, respectivamente, no último mês. Dupla de jornalistas ajuda a movimentar o mercado editorial do país

Com 30 anos de carreira, jornalista lança livro de crônicas

Profissional com 30 anos de experiência em redações, Mário Russo entrou em agosto para a lista de jornalistas com novas obras disponíveis no mercado editorial brasileiro. No último mês, ele lançou Esses que vão pelos bares. Publicada pela Ibis Libris Editora, a obra reúne em 96 páginas contos e crônicas escritos pelo autor ao longo de três décadas na imprensa.

“Cada uma delas [histórias apresentadas como crônicas e contos] é resultado do garimpo diário do escritor por histórias aparentemente banais e também dos frutos da observação jornalística e pessoal de momentos anônimos do cotidiano”, informa os responsáveis pela divulgação Esses que vão pelos bares. Mário Russo tem no currículo passagens por veículos como TV Tupi, Jornal O Globo, Jornal do Brasil, Jornal do Commercio e Agência Sputnik.

Moisés Rabinovici reúne melhores reportagens em livro

“Eu era um repórter que zelava pela forma do texto e, às vezes, passava a noite toda para escrever o primeiro parágrafo de uma reportagem. Ao chegar a Beirute, fiquei diante de um telex, e com meia hora ao todo para escrever e transmitir. No telex, posta a primeira palavra, não tem volta. É seguir adiante, sem tecla de deletar. Adeus, preciosismo”, comenta Moisés Rabinovici. Exemplo para gerações de jornalistas, ele relembra assim uma das reportagens internacionais que produziu.

A cobertura da guerra do Líbano, na década de 1980, e tantas outras acompanhadas pelo Rabino, como o comunicador é carinhosamente chamado por colegas, são relembradas em Escritos com a pele. Com 312 páginas e comercializado pela 11 Editora, o livro chegou ao mercado editorial em agosto, com prefácio assinado pelo saudoso ‘Mestre do Jornalismo’ Clóvis Rossi. A publicação apresenta as impressões de Moisés Rabinovici como enviado especial em conflitos em Ruanda, El Salvador e Panamá.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Acumular milhas aéreas pode fazer parte do planejamento de viagem

Viajar com milhas pode ser uma maneira inteligente de economizar dinheiro em passagens aéreas. Milhas…

5 minutos ago

Criança brasileira trata dermatite atópica na França

Neste mês das mães, começa a ser exibida ao público a websérie documental "Viver Confiante",…

18 minutos ago

ONG leva atendimento oftalmológico para comunidades carentes

Mais de 500 crianças e adolescentes de comunidades carentes da cidade de Feira de Santana,…

25 minutos ago

Acesso a tratamento é direito de pacientes oncológicos

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados 704 mil casos novos de…

48 minutos ago

Mídia OOH: impacta e conecta nos estádios de futebol

Em meio à era digital, a presença física da mídia exterior continua sendo um fator…

1 hora ago

Erros na instalação de steel frame comprometem qualidade da obra

Segundo André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, enquadramento dos…

1 hora ago