Jornalistas podem “abraçar” duas das 15 profissões em alta para 2021 – Por Almir Rizzatto

Agora no começo de fevereiro o LinkedIn divulgou um levantamento com as 15 profissões em alta para este ano no Brasil. E a notícia é boa para nós, jornalistas.

“Profissionais autônomos de conteúdo digital” aparecem na sexta posição. O estudo reforça o quanto o consumo nas mídias sociais disparou em 2020. A consequência disso foi um aumento de 74% nas contratações nesta categoria no ano passado. Para aproveitar esse momento incrível, o LinkedIn informou que “muitos redatores e editores fizeram uma transição para novas funções de conteúdo digital, como coordenadores de conteúdo, youtubers e podcasters”. Imagine a minha alegria ao ler isso, uma vez que venho falando sobre esse processo de reinvenção dos jornalistas desde 2016… 🙂

Já em sétimo lugar no levantamento aparecem os “especialistas em marketing digital”. Aqui mais uma vez se destacam os produtores de conteúdo com conhecimentos em SEO, os gestores de mídias sociais e os consultores. “A demanda por especialistas em marketing digital saltou com o aumento do consumo de conteúdo online em 2020”, disse o LinkedIn.

Leia mais:

Existe padrão estético na Globo? Ex-narrador afirma demissão por gordofobia
Employer branding: as marcas mais valiosas não são as mais desejadas

E só para deixar claro, essa valorização dos profissionais de conteúdo e Marketing Digital não é só por causa do ano de isolamento que tivemos em 2020. Não é uma situação atípica ou uma onda que daqui a pouco vai passar. No início do ano passado, o LinkedIn divulgou seu estudo e, entre os top 15, estavam “gestores de mídias sociais” e “assistentes de mídias sociais”. É insano fechar os olhos para esses dados e para essa realidade. Não se pode ignorar o crescimento do consumo digital e a necessidade de digitalização dos negócios.

Por isso, jornalista, é mais do que hora de se reinventar. É preciso se abrir para ir além do jornalismo, sem preconceitos. E o caminho para isso passa, obrigatoriamente, por novas capacitações, por adquirir as habilidades hoje exigidas pelo mercado. Sua formação e experiência no Jornalismo não são suficientes para você trabalhar como produtor de conteúdo com técnicas de SEO, gestor de mídias sociais, consultor…

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
0
0
AddThis Website Tools
Almir Rizzatto

Jornalista, especialista em marketing digital, consultor, instrutor de cursos e fundador da Escola Digitalista e da agência RZT Comunicação.

Recent Posts

CGTN: Como os laços estáveis China-Rússia contribuem para um mundo turbulento?

PEQUIM, May 10, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- Um gasoduto de gás natural que se estende…

12 horas ago
Mercado estético avança com soluções menos invasivasMercado estético avança com soluções menos invasivas

Mercado estético avança com soluções menos invasivas

Recuperação rápida, tecnologia de ponta e foco no bem-estar contribuem com o crescimento da estética…

1 dia ago
Tumi celebra 50 anos com coleção em tom dourado bullionTumi celebra 50 anos com coleção em tom dourado bullion

Tumi celebra 50 anos com coleção em tom dourado bullion

Edição limitada de apenas 250 peças com o design da coleção 19 Degree em dourado…

1 dia ago

Especialista fala sobre digitalização da logística em 2025

Rodrigo Rojas, especialista em otimização logística e melhoria contínua, explica como a cadeia de suprimentos…

1 dia ago

Empresas preparam surpresas e homenagens para celebrar o Dia das Mães

Café da manhã, almoço, concurso de bolos, brindes e buquês de rosas são algumas das…

1 dia ago

Atletas da AM Paradesporto disputam Brasileiro de Jovens de Bocha 2025

Competição nacional reúne jovens talentos da bocha paralímpica de 20 estados brasileiros

1 dia ago