CARREIRA COMUNICAÇÃO

Lei de acesso a informações é tema de curso em Manaus

manaus - lei de acesso a informação
(Imagem: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para a quarta edição presencial do curso Lei de Acesso à Informação para Jornalistas, a ser realizado em Manaus. O treinamento é gratuito e será oferecido para duas turmas: nos dias 27 e 28 de outubro no Centro Universitário do Norte – Uninorte Laureate – Unidade 4 (Rua Hascar de Figueiredo, Nº 290, Centro – Manaus).

Para se candidatar a uma das 55 vagas, basta preencher o formulário on-line até as 23h59 de 16 de outubro de 2017. A Abraji fará seleção dos inscritos para preencher cada uma das turmas e divulgará o resultado em 18 de outubro de 2017.

O treinamento é mais indicado a jornalistas e a estudantes de jornalismo, mas também pode ser feito por interessados no tema e integrantes de organizações que realizam controle social. Gerente-executiva da Abraji e do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, Marina Atoji será a instrutora do treinamento.

O curso faz parte do projeto que Abraji e Transparência Brasil desenvolvem para fortalecer a Lei de Acesso no país, com financiamento da Fundação Ford. Além dos treinamentos, a iniciativa envolve também o portal Achados e Pedidos, banco de dados on-line de pedidos de acesso a informações e respostas de órgãos públicos.

Em 2018, haverá outra edição presencial do curso, desta vez em Brasília. Estão previstas também três edições on-line do treinamento, uma delas programada para novembro de 2017.

Serviço

Curso presencial Lei de Acesso à Informação para Jornalistas.

Data e horário: 27 de outubro de 2017, das 14h às 20h, ou 28 de outubro de 2017, das 10h às 18h;

Local: Centro Universitário do Norte – Uninorte Laureate – Unidade 4 (Rua Hascar de Figueiredo, Nº 290, Centro – Manaus);

Inscrições: Gratuitas, via formulário on-line até as 23h59 de 16 de outubro de 2017;

Conteúdo do curso

– Principais pontos da Lei de Acesso

– Transparência ativa: o que os órgãos públicos são obrigados a divulgar? Como usar essas informações em pautas?

– Transparência passiva: como fazer pedidos de acesso e recorrer contra negativas

– Sigilo: quais são as exceções?

SOBRE O AUTOR

Abraji

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas