Portal Comunique-se

Liberdade de Imprensa: a resiliência de informar no Brasil – por Guliver Leão

Dia da Liberdade de Imprensa - Guliver Leão
(Imagem: Reprodução)

“O Brasil, por diversos momentos da história, teve sua imprensa atacada e censurada”, afirma Guliver Leão em artigo para o Portal Comunique-se

Compartilhe

Na última segunda-feira, 7, foi celebrado mais um Dia da Liberdade de Imprensa no Brasil. Na data, reafirma-se o compromisso ético de veículos e profissionais de imprensa com a verdade. A liberdade de imprensa pressupõe a garantia de informações em meios de comunicação sem que haja qualquer tipo de censura ou interferência do Estado.

Leia mais:

O papel da imprensa se faz cada vez mais crucial na sociedade, em um momento que notícias falsas se confundem com a verdade dos fatos. O jornalismo é um pilar fundamental da democracia, pois um não existe sem o outro. No último ano, pudemos acompanhar a importância dos profissionais da área em todo o Brasil. Vimos grandes jornais e emissoras se unirem em um consórcio de veículos para informar corretamente os brasileiros sobre dados relacionados à Covid-19 no país. Em mais de um ano de pandemia, a imprensa vem, diariamente, informando e orientando os brasileiros.

A imprensa tem ainda um papel de supervisão. É a partir da checagem dos fatos que a população toma conhecimento de pautas políticas e, muitas vezes, por meio de reportagens que consegue-se acompanhar o que acontece de mais importante no Brasil e no mundo.

“Os maiores beneficiados por uma imprensa livre são os cidadãos”

Guliver Leão

Mas a liberdade de imprensa precisa ser respeitada e garantida por governantes e pela população. Ainda há um longo caminho a ser percorrido acerca da valorização e segurança dos profissionais, para que possam executar suas funções sem que sofram violência ou represálias.

O Brasil, por diversos momentos da história, teve sua imprensa atacada e censurada. A Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert) atua para que momentos como esse não voltem a se repetir e para a autonomia na atuação dos profissionais. Os maiores beneficiados por uma imprensa livre são os cidadãos, pois é dessa forma que podem exercer o livre arbítrio e o direito de escolha.

________________________

Por Guliver Leão, presidente da Fenaert.

Compartilhe
0
0

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Papo de Redação

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata