CARREIRA

Litoral paulista recebe congresso internacional de jornalismo turístico

são sebastião - cidade do litoral paulista receberá congresso internacional sobre jornalismo turístico
Vista panorâmica de São Sebastião. (Imagem: Turismo São Sebastião - SP/Facebook)

11º Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo será realizado em São Sebastião, no litoral paulista. Evento discutirá o passado, o presente e o futuro do jornalismo turístico mundo afora

Cidade do litoral paulista, São Sebastião se prepara ser palco de evento sobre jornalismo turístico. No dia 17 de março (terça-feira), o Teatro Municipal receberá a 11ª edição do Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo. Com três horas previstas de duração, o evento é gratuito e está com inscrições abertas. para participar, é necessário preencher formulário online por meio do site Eventbrite.

Leia mais:

Neste ano, o Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo tem como tema central “Futuro, Presente e Passado do Jornalismo Turístico”. O time de palestrantes conta com representantes Argentina, Brasil, Chile e Porto Rico. Fundador e secretário-geral da Organización Mundial de Periodismo Turístico (OMPT), Miguel Ledhesma fará a abertura do evento, que contará com outros nove painéis:

  1. Futuro, presente e passado do jornalismo turístico. Miguel Ledhesma. Argentina.
  2. O jornalismo e as tendências de turismo da próxima década. Eliane de Souza. Brasil.
  3. Jornalismo, mídias digitais e Marketing 5.0. Luiz Henrique. Brasil.
  4. Diário de Viagens. Luciano Barros Maluly. Brasil.
  5. Apresentação Passaporte Aberto 2020: premiação para jornalistas turísticos. Sylmarie González. Porto Rico.
  6. A pauta olímpica na mídia brasileira desde 2016: perspectivas turísticas. Carlos Tavares Junior. Brasil.
  7. Jogos Abertos do Interior: aproximações entre comunicação e turismo. Gustavo de Araujo Longo. Brasil.
  8. O aporte do jornalismo turístico no desenvolvimento sustentável. Hernán Couste. Argentina.
  9. A informação em tempo de crise. Cristián Carvajal. Chile.
  10. Como os jornalistas de viagem podem combater o overturismo? Daniel Nunes. Brasil.

O 11º Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo contará, ainda, com uma divisão voltada a abordar o jornalismo turístico no meio radiofônico. Nessa parte, serão três palestras:

  1. As rádios populares como promotoras da cultura e do turismo da região amazônica. Vivian de Oliveira Neves Fernandes. Brasil.
  2. O rádio como meio de auxílio ao turismo no Litoral Norte Paulista: mapeamento de pautas jornalísticas. Lourival da Cruz. Brasil.
  3. As rádios livres sorocabanas: cultura e turismo no interior paulista. Felipe Parra. Brasil

Fazendo turismo

O evento sobre jornalismo turístico contará com… turismo! Os interessados que tiverem as suas inscrições confirmadas serão recepcionados Conselho Municipal de Turismo e Secretaria de Turismo de São Sebastião. Com direito a presstrip, de 15 a 19 de março. A ação contará com passagens pelo Centro da cidade do litoral paulista. Ilhas, praias, cachoeiras, o artesanato e a culinária locais terão vez. E quem desejar esticar a estada em São Sebastião poderá consultar a Gama Tour, agência de viagens oficial do congresso.

O 11º Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo será realizado pela prefeitura de São Sebastião, pela OMPT e pelo programa ‘Viaje por Aí‘.

Serviço

O quê?
11º Congresso Internacional de Jornalistas e Profissionais de Turismo – O Futuro, Presente e Passado do Jornalismo Turístico

Quando?
17 de março de 2020, das 9h às 15h

Como participar?
Inscrições gratuitas por meio do site evento

Onde?
Teatro Municipal de São Sebastião
(Av. Dr. Altino Arantes, 2 – Centro, São Sebastião/SP)

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR