Portal Comunique-se

Drauzio Varella, Repórteres Sem Fronteiras e Agência Lupa discutem impacto das fake news contra a cura da Covid-19

banner - aniversário - comunique-se (1)

Três dos maiores especialistas em em saúde, comunicação e fake news do Brasil se reunirão em uma live gratuita do MediaTalks, em parceria com o Comunique-se, que acontecerá amanhã (10), às 14h. O médico Drauzio Varella, a jornalista e diretora da Agência Lupa, Natália Leal, e o diretor do Repórteres sem Fronteiras para a América Latina, Emmanuel Colombié, discutirão como as notícias falsas podem afetar a cura da Covid-19 e como combater a desinformação sobre o tema.

O evento é realizado na semana em que a vacina da Pfizer começa a ser distribuída pela primeira vez à população em larga escala, no Reino Unido, e as datas para vacinação no Brasil são discutidas. Nesse contexto, avalia-se que as fake news podem ter impacto direto no combate ao novo coronavírus, já que compartilham conteúdos sem embasamento científico que desacreditam as vacinas.

De acordo com dados publicados pela pesquisa Global Attitudes on a Covid-19 Vaccine, produzida pela consultoria Ipsos em parceria com o Fórum Econômico Mundial, em outubro, 82% dos brasileiros consideravam a vacina necessária e 81% se diziam dispostos a vacinar. No Reino Unido, os números eram parecidos, com 83% da população reconhecendo a necessidade e 79% com a intenção de vacinar.

Leia mais:

Bom atendimento não tem preço – Por Edson de Oliveira
Globo contrata primeira narradora de futebol da história da emissora

Nos últimos meses, no entanto, esses valores estão em queda. No Brasil, a diminuição foi e sete pontos percentuais e, no Reino Unido, de menos seis pontos percentuais, quase o dobro da queda global no período, que foi de menos 4 pontos percentuais entre os quinze países pesquisados.

Durante a live, os participantes discutirão esse cenário sob diferentes perspectivas. Além dos pontos relacionados à saúde da população, eles apresentarão como os jornalistas e agências de fact-checking podem colaborar no esforço contra a desinformação. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no link.

Conheça os participantes:


Drauzio Varella:
Além de sua excelência como médico, cientista e escritor premiado, é o principal comentarista de saúde do Brasil, tornando acessíveis à população os mais complexos temas ligados à medicina.


Natália Leal:
Jornalista e diretora da Agência Lupa. Depois de passar por redações de jornais de diversos estados, desde 2017 tornou-se especialista em fact-checking e professora de educação midiática, dois dos principais antídotos contra as fake news.


Emmanuel Colombié:
Diretor da Repórteres sem Fronteiras para a América Latina. Jornalista e ativista de direitos humanos, sua organização denunciou recentemente como os jornalistas passaram a ser atacados na Europa por negacionistas que consideram as notícias sobre a Covid-19 um terrorismo contra a população.

 

Inscrições em: https://www.comunique-se.com.br/webinar-2/

Compartilhe
0
0

Julia Renó

Jornalista, 23 anos. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integra o time de jornalistas do Grupo Comunique-se desde julho de 2020.

banner-portal-cse-semana-do-cliente-dino (1)

Papo de Redação

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata