COMUNICAÇÃO

Mais baixas no jornalismo da Globo

globo - logo - mari palma - tino marcos - victor bonini - jornalismo esportivo - glenda kozlowski
(Imagem: divulgação/Globo)

Mês de julho tem sido de saídas e afastamentos no departamento da emissora. Tino Marcos e Mari Palma entram para a lista de baixas do jornalismo da TV Globo

A onda de saídas do jornalismo da TV Globo não se encerrou na semana passada. Nesta semana, Mari Palma seguiu o mesmo caminho adotado pelo namorado Phelipe Siani: pediu demissão da emissora. Atual vencedor da categoria “Esportes – Mídia Falada” do Prêmio Comunique-se, Tino Marcos adotou, também nos últimos dias, a mesma estratégia de Marcos Uchôa. Com isso, o experiente e premiado repórter esportivo ficará afastado do canal até o começo de 2020.

Leia mais:

Contratada do Grupo Globo desde 2008, Mari Palma usou o Instagram para resumir a sua trajetória profissional dentro da empresa de comunicação. “Nesses 11 anos, eu fiz tanta coisa. Comecei no digital, fazendo chats, arrumando estúdio, passando cabo no chão. Depois, fui para as redes sociais e notícias no G1. Aí, virei editora do site do ‘Bem Estar’. Aí, fui pra TV aberta ao vivo, sem TP, com o ‘G1 em 1 minuto’. Virei a vida em 360 graus no ‘Fantástico’. Depois, fui me aventurar no esporte e terminei meu ciclo no ‘Mais Você’”, publicou a jornalista.

mari palma - tv globo - tino marcos
(Imagem: reprodução/Instagram)

No texto de despedida, Mari Palma fez questão de agradecer a TV Globo, mas também deu indício de que pode surgir em breve com uma novidade profissional. Sinalizou, ainda, que não foi fácil tomar a decisão de deixar a emissora. “Mudar é difícil demais, mas eu gosto do frio na barriga, de sair da zona de conforto, de me arriscar – sem isso, a gente nunca sai do lugar. Agora, adivinha só: chegou a hora de mudar de novo. Para onde? Eu conto depois”, afirmou a repórter. Ao lado de Phelipe Siani, ela é tida como alvo da CNN Brasil — o que não é comentado até o momento por nenhuma das partes. De concreto por enquanto está a parceria dos dois na Albuquerque Content. Trata-se de agência de conteúdo criado por Siani em sociedade com o filmmaker Rafael Batista.

mari palma - albuquerque content - tv globo - tino marcos
Mari Palma em gravação para a Albuquerque Content (Imagem: reprodução/Instagram)

Novo afastamento

Assim como Marcos Uchôa, Tino Marcos pediu à direção da TV Globo afastamento não remunerado de um semestre. Com isso, o jornalista, que há anos cobre a seleção brasileira de futebol, só voltará às suas atividades no núcleo de esportes do grupo de mídia em 2020. Essa, porém, não será a primeira vez que o experiente e premiado repórter se ausentará por um período da redação. Em 2015, ele não apareceu em nenhuma reportagem do canal. Isso porque havia combinado de pegar um ano sabático para se dedicar mais à família e a estudos no exterior.

Contratado da TV Globo desde 1985, Tino Marcos é um mais premiados profissionais da crônicas esportiva do país. No currículo, tem, por exemplo, quatro troféus da categoria ‘Esportes – Mídia Falada’ do Prêmio Comunique-se. No “Oscar do Jornalismo Brasileiro” é o atual vencedor da divisão. Além do ano passado, ele foi agraciado na disputa em 2003, 2005 e 2014. Experiente na cobertura desportiva, cobriu as últimas nove copas do mundo pela emissora da família Marinho.

tino marcos - tv globo - mari palma
Tino Marcos: mais um pedido de afastamento da TV Globo (Imagem: divulgação/Memória Globo)

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

1 COMENTÁRIO

COMENTAR

Prêmio Comunique-se