Portal Comunique-se

Mais um jornal impresso é extinto no Brasil

nutra brasil - topo mega banner

Publicação com mais de 104 anos de história abandona de vez a sua versão em papel. Fora do impresso, jornal sediado no interior de São Paulo foca na produção de conteúdo online

A imprensa brasileira deixa de contar com mais um veículo de comunicação em papel. A partir desta quarta-feira, 31 de outubro, as bancas de Ribeirão Preto e outras cidades do interior de São Paulo deixarão de receber a versão impressa do centenário jornal A Cidade. Controlada pelo Grupo EP, que entre outras atividades administra quatro afiliadas da TV Globo, a marca passa a existir somente no ambiente online.

O jornal A Cidade estava em circulação desde janeiro de 1904. A última edição do impresso circulou na manhã desta terça, 30. Sem falar em crise, os editores da publicação uniram o passado ao futuro. A primeira página apresentou parte da capa do veículo em sua estreia (há mais de um século). Acima, como folha sendo virada, há informação de que o “mundo é digital” — assim como o município de Ribeirão Preto. Como não poderia ser diferente, o site foi divulgado: acidadeon.com.

Em comunicado divulgado por meio do Facebook, a equipe de A Cidade reforça que sempre trabalhou em prol de um grupo, o próprio público. “[Apresentamos] uma edição histórica, recheada de boas lembranças sobre o bom jornalismo praticado por quem sempre escolheu um lado para a luta: a do leitor”. Pelo site, a direção do jornal preparou um texto direcionado aos assinantes. Para eles, o compromisso de ressarcimento a quem contam com crédito com a empresa de comunicação.

https://www.facebook.com/acidadeonribeirao/photos/a.482984148396032/2329979403696488/?type=3&__xts__%5B0%5D=68.ARDvlcOjaAsHFvwvEi4wJn3OxXn1MT2F1YbxnHOAbcIy2jTylrGAem2QZ3bJBtRAnPXt9HRKoMJnKfElfnziePBJ4BQwmc1YUm-M384BBYqn8pRf4W3vgQh7ePsV-V4fvcaXKQfYokbLeohWJ44zqTJqHrDRUyA-4CaIxBSPnTqZNXFoF4GPVeFIW7aWC_RTd1KP9RSguoU9Dy8pZN4_qCRwNK4&__tn__=-R

A Cidade digital

Pelos dois canais digitais – site oficial e rede social -, a marca informa que a partir de agora a internet passa a ser o meio para a produção de 100% de seu conteúdo jornalístico. O grupo reforça que, além de ler notícias, muitas outras atividades podem ser feitas por meio do mundo virtual. “Pedimos pizza no toque do dedo, chamamos o transporte particular com um clique, conversamos com quem está do outro lado do mundo em tempo real, com imagens, com sons, com palavras”.

“Agradecemos a todos os assinantes, leitores, anunciantes, assessorias de imprensa, agências de publicidade, bancas e todos os parceiros que estiveram conosco e sempre acreditaram na nossa força e na nossa marca. Estaremos sempre juntos, agora no mundo digital”, diz parte do comunicado divulgado nesta terça, 30. O domínio acidadeon.com conta com mais de 1,6 milhão de visitas por mês, de acordo com os dados de setembro do SimilarWeb.

https://www.facebook.com/acidadeonribeirao/photos/a.482984148396032/2328990010462094/?type=3&theater

https://www.facebook.com/acidadeonribeirao/videos/563692324087368/

Demissões

Oficialmente, a direção de A Cidade não fala em demissões. O mesmo ocorre por parte do comando do Grupo EP. Reportagem do Portal Comunique-se apura, contudo, que profissionais devem ser dispensados, sobretudo da parte gráfica (que será desativada). Em relação à redação, a ideia é aproveitar o máximo possível de jornalistas que estavam no impresso para o online. De acordo com o Mailing, serviço de contatos jornalísticos oferecido pelo Comunique-se, a redação de A Cidade conta com 12 comunicadores, enquanto o site registra sete componentes na redação.

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner