São Paulo, SP 19/5/2020 – Cuidando de Quem Cuida
A campanha Cuidando de Quem Cuida, criada pelo ILAMB, quer ajudar no bem-estar dos profissionais da saúde atuando na linha de frente de combate à COVID-19. Está oferecendo 3000 vagas gratuitas para o curso Introdução ao Mindfulness Online. Dra. Aline Cristina Camacho Ambrosio dá o seu depoimento. “ O curso é muito fácil de ser executado sozinho, bastando a disciplina do aluno para colocar o conteúdo em prática. A ferramenta da meditação é de grande valia para nos mantermos saudáveis física, psicológica e mentalmente. Parabéns, Marina Neumann, pela iniciativa.”
Em um recente artigo “Gerenciando Medos e Ansiedade em relação ao Coronavírus”, a Universidade de Harvard recomenda a prática de Mindfulness, também conhecida como Atenção Plena no Brasil, para gerenciar e lidar com os desafios gerados pela situação global. O estresse crônico pode sobrecarregar nosso sistema imunológico e causar ansiedade, depressão e distúrbios do sono.
A prática de mindfulness gera um melhor bem-estar e ajuda a regular o centro emocional do cérebro, evitando o estresse produzido pela excessiva exposição aos noticiários sobre a epidemia e que pode levar ao desenvolvimento do estresse agudo ou crônico. Quando a mente está focada no presente, a parte racional do cérebro é envolvida. Isso pode auxiliar a entender as notícias e perceber seu impacto no estado emocional de cada um, permitindo tomar decisões a partir de um local de fatos versus pânico. Os estudos científicos mostram o impacto positivo da prática regular de mindfulness na redução de stress, ansiedade, insônia, além de gerar um melhor bem-estar, aumentar a imunidade e desenvolver maior inteligência emocional.
Emi Shimma, psicóloga do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, contraiu COVID-19, conta que o seu maior desafio foi lidar com a imprevisibilidade do vírus. “No início dos sintomas, o diagnóstico nem sempre é confiável, e não é possível prever o desdobramento da situação. Mindfulness foi um recurso extremamente importante neste contexto, em especial durante o período da indefinição. As práticas de mindfulness me mantiveram em contato com as sensações presentes no corpo, os pensamentos e os sentimentos, momento a momento. Graças a atenção plena, consegui avaliar, com clareza, situações de risco e urgência. Mindfulness foi fundamental para o manejo do estresse: reconhecer os medos, desapegar de preocupações desnecessárias, manter a calma no meio da incerteza. “
Para se candidatar a uma destas vagas, acesse o formulário online . As pessoas fora do perfil para a gratuidade, também podem fazer o curso. O ILAMB oferece 50% de desconto usando o código QUEROAJUDAR até o final de junho. Além do benefício pessoal, uma vaga adicional gratuita será oferecida a um profissional da linha de frente de combate à COVID-19.
Marina Neumann, fundadora do ILAMB, que está oferecendo as vagas, diz que desta maneira quer deixar a sua contribuição para estas pessoas que estão arriscando as suas vidas, para proteger as nossas.
Sobre o ILAMB
O ILAMB foi fundado em julho de 2016 pela engenheira eletrônica Marina Neumann, praticante de meditação há mais de 20 anos. O ILAMB oferece diversos programas voltados para bem-estar e desenvolvimento humano. Especialista em Mindfulness pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, instrutora do programa de Mindfulness para Pacientes com Câncer pela Bangor University e professora certificada do Search Inside Yourself, programa de mindfulness e inteligência emocional criado no Google.
Website: https://ilamb.co/