Portal Comunique-se

Mindfulness para lidar com o estresse em tempos de Coronavírus

O ILAMB criou a campanha Cuidando de Quem Cuida e está oferecendo 3000 vagas gratuitas para o curso Introdução ao Mindfulness Online aos profissionais da saúde atuando na linha de frente de combate à COVID-19. A Universidade de Harvard recomenda a prática de Mindfulness, também conhecida como Atenção Plena no Brasil, para gerenciar e lidar com os desafios gerados pela situação global.

Compartilhe

São Paulo, SP 19/5/2020 – Cuidando de Quem Cuida

A campanha Cuidando de Quem Cuida, criada pelo ILAMB, quer ajudar no bem-estar dos profissionais da saúde atuando na linha de frente de combate à COVID-19. Está oferecendo 3000 vagas gratuitas para o curso Introdução ao Mindfulness Online. Dra. Aline Cristina Camacho Ambrosio dá o seu depoimento. “ O curso é muito fácil de ser executado sozinho, bastando a disciplina do aluno para colocar o conteúdo em prática. A ferramenta da meditação é de grande valia para nos mantermos saudáveis física, psicológica e mentalmente. Parabéns, Marina Neumann, pela iniciativa.”

Em um recente artigo “Gerenciando Medos e Ansiedade em relação ao Coronavírus”, a Universidade de Harvard recomenda a prática de Mindfulness, também conhecida como Atenção Plena no Brasil, para gerenciar e lidar com os desafios gerados pela situação global. O estresse crônico pode sobrecarregar nosso sistema imunológico e causar ansiedade, depressão e distúrbios do sono.

A prática de mindfulness gera um melhor bem-estar e ajuda a regular o centro emocional do cérebro, evitando o estresse produzido pela excessiva exposição aos noticiários sobre a epidemia e que pode levar ao desenvolvimento do estresse agudo ou crônico. Quando a mente está focada no presente, a parte racional do cérebro é envolvida. Isso pode auxiliar a entender as  notícias e perceber seu impacto no estado emocional de cada um, permitindo tomar decisões a partir de um local de fatos versus pânico. Os estudos científicos mostram o impacto positivo da prática regular de mindfulness na redução de stress, ansiedade, insônia, além de gerar um melhor bem-estar, aumentar a imunidade e desenvolver maior inteligência emocional.

Emi Shimma, psicóloga do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, contraiu COVID-19, conta que o seu maior desafio foi lidar com a imprevisibilidade do vírus. “No início dos sintomas, o diagnóstico nem sempre é confiável, e não é possível prever o desdobramento da situação.  Mindfulness foi um recurso extremamente importante neste contexto, em especial durante o período da indefinição. As práticas de mindfulness me mantiveram em contato com as sensações presentes no corpo, os pensamentos e os sentimentos, momento a momento. Graças a atenção plena, consegui avaliar, com clareza, situações de risco e urgência. Mindfulness foi fundamental para o manejo do estresse: reconhecer os medos, desapegar de preocupações desnecessárias, manter a calma no meio da incerteza. “

Para se candidatar a uma destas vagas, acesse o formulário online . As pessoas fora do perfil para a gratuidade, também podem fazer o curso. O ILAMB oferece 50% de desconto usando o código QUEROAJUDAR  até o final de junho. Além do benefício pessoal, uma vaga adicional gratuita será oferecida a um profissional da linha de frente de combate à COVID-19. 

Marina Neumann, fundadora do ILAMB, que está oferecendo as vagas, diz que desta maneira quer deixar a sua contribuição para estas pessoas que estão arriscando as suas vidas, para proteger as nossas.

Sobre o ILAMB

O ILAMB foi fundado em julho de 2016 pela engenheira eletrônica Marina Neumann, praticante de meditação há mais de 20 anos. O ILAMB oferece diversos programas voltados para bem-estar e desenvolvimento humano. Especialista em Mindfulness pela Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, instrutora do programa de Mindfulness para Pacientes com Câncer pela Bangor University e professora certificada do Search Inside Yourself, programa de mindfulness e inteligência emocional criado no Google.

Website: https://ilamb.co/

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

Publicidade

Papo de Redação

Prêmio 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata